Anúbis, o Embalsamador Divino

Conheça a origem e características do deus que guardava os portões para o mundo dos mortos e estava intimamente associado com a mumificação.

0

Anúbis é o Guardião dos portões para o submundo. Na história posterior da mitologia egípcia, Osíris substitui a divindade como o deus dos mortos.

Ele é representado como um homem com a cabeça de um chacal. Um chacal é um animal de caça, nativo da África, que está intimamente relacionado com os lobos.

Características

Anúbis, como o deus dos mortos, estava intimamente associado com a mumificação e ritos funerários. Os chacais egípcios também tinham uma associação com os mortos.

Eles eram encontrados frequentemente desenterrando corpos enterrados para comê-los, o que pode ser o motivo pelo qual Anúbis foi descrito como parte chacal. Os sacerdotes que mumificavam os faraós mortos usavam fantasias de chacais durante o ritual.

Poderes

O povo egípcio acreditava que Anúbis ajudava a decidir o destino dos mortos na vida após a morte. O coração dos mortos era pesado contra a pena da verdade (representando a deusa Maat), para ver se o morto era digno de entrar na vida após a morte.

Se a pessoa tivesse vivido uma vida ruim, seu coração pesava muito, e ele ou ela seria comido por Ammit (o Devorador). Se uma pessoa era boa, o coração ficava em equilíbrio com a pena e ele ou ela poderia prosseguir até a vida após a morte.

Na mitologia Grega

Em épocas posteriores, durante o período ptolomaico, como suas funções eram similares, Anúbis passou a ser identificado como o deus grego Hermes, tornando-se Hermanubis. O centro deste culto foi em Cynopolis, um lugar cujo nome grego significa simplesmente “cidade dos cães”.

Artigos relacionados
1 De 4

A adoração desse deus foi mantida em Roma, pelo menos até o século II. Embora os gregos e romanos tipicamente desprezassem os deuses do Egito e os descrevessem como bizarros e primitivos, Anúbis era associado a Sirius e Cerberus.

Família

Os pais de Anúbis eram Set, o Deus do mal e Nephthys, a Deusa do sono e da noite. Anúbis tinha uma esposa chamada Anput. A divindade também teve uma filha, chamada Kebechet.

Quer ver mais? Veja a lista completa dos Deuses do Egito: Todos os Deuses do Egito

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.