Osíris, Deus da Vida

Conheça a origem e características de um dos nove deuses principais do Egito e o motivo da adoração a essa divindade.

0

Na mitologia egípcia, Osíris era o deus da vida, da morte, da inundação do Nilo e da vida após a morte. Ele era o irmão e marido de Ísis.

Eles tiveram um filho chamado Hórus. Osíris foi assassinado por seu irmão Seth porque Osíris era faraó, o que Seth queria ser.

Osíris foi morto quando Seth o enganou para entrar em uma caixa. Seth jogou chumbo na caixa para selá-lo, de modo que ele não pudesse sair.

No entanto, Ísis trouxe Osíris de volta à vida por uma noite. Depois de Hórus ter idade suficiente, ele derrotou Seth e se tornou o faraó. A mãe de Osíris era a deusa Nut, o pai era o deus Geb, a irmã era a deusa Nephthys e a esposa e irmã era Ísis.

Popularidade

Na era helênica, a consciência grega de Osíris aumentou e várias tentativas foram feitas de fundir a filosofia grega, o platonismo e o culto de Osíris.

O mito do deus foi mudado de acordo com o local onde era adorado, resultando em uma série de deuses, que originalmente tinham sido bastante distintos, mas que agora eram sinônimos de Osíris. Esses deuses ficaram conhecidos como Osíris-Dionísio.

Características

A civilização egípcia amava Osíris porque ele era um rei sábio e gentil. Ele ensinou ao seu povo a lei e a ordem e os afastou de práticas selvagens como o canibalismo e o sacrifício humano. Osíris também ensinou-lhes a arte da agricultura e os ritos apropriados para adorar os deuses.

Após sua morte, Osíris se tornou o deus do submundo. Ele era considerado um dos nove deuses principais do Egito. Um de seus deveres como Senhor dos Mortos era fazer o último julgamentos, e depois disso proteger as pessoas dos perigos do Mundo Inferior.

Aparência

Osíris foi representado na forma de um faraó mumificado. Ele usava uma coroa branca com penas ao lado e segurava um cajado e um mangual; ferramentas de um faraó. Osíris tinha pele verde, simbolizando o renascimento para os egípcios.

Quer ver mais? Veja a lista completa dos Deuses do Egito: Todos os Deuses do Egito

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.