Os 6 animais sagrados e adorados do Egito Antigo

Conheça quais são os animais sagrados do Egito Antigo e saiba mais sobre a história de cada um.

Os egípcios sempre tiveram relação de empatia e cuidado com os animais, e essa proximidade resultou na adoração de algumas espécies que eram consideradas deuses. Mas, você sabe quais são os animais considerados sagrados do Egito Antigo? Acompanhe a leitura e confira quais são!

No Egito Antigo, sua população era politeísta, o que significa que acreditavam em mais de um deus. Esses animais eram descritos como divindades por meio de hieróglifos – uma espécie de escrita sagrada. Os animais cultuados estavam diretamente ligados aos deuses egípcios e tinham habilidades especiais.

Conheça os animais sagrados

Explicamos um pouco sobre a dinâmica entre os egípcios e os animais sagrados , portanto, agora é a hora de conhecer quais são. Afinal, quem são esses bichos e por que eles eram venerados?

  • Gato

O gato era muito adorado no Egito antigo, o que é bastante percebido pois é retratado em diversas pinturas, esculturas, artes e múmias. E nelas, é possível notar que o animal vivia ativamente entre a população antiga.

A mais conhecida entre os deuses descritos como um gato, está Bastet. Além dela, o pai, Amon-Ra, também era representado por um gato.

Bastet era venerada como uma deusa protetora e era descrita com uma cabeça de leoa. Com o tempo, ela passou a ser vista como deusa da fertilidade, e os egípcios começaram a desenhá-la como uma gata.

  • Vaca/Touro

Existiam também muitas deusas descritas como vacas entre os animais sagrados do Egito Antigo, sendo elas: Hathor, Isis, Nut, Mehet-Weret e Bat.

Além disso, os hieróglifos dizem que Nut carregava o sol nas costas quando estava em forma de vaca, tornando-a um ícone solar. Osíris também era um deus relacionado ao gado bovino, sendo ele descrito como um touro.

  • Porco

Seth, deus do caos, era descrito como um porco, já que, segundo a mitologia do Egito Antigo, ele assumiu a forma do suíno, cegou o deus Hórus e desapareceu. Depois de um tempo, Hórus conseguiu recuperar sua visão. Muito se fala que os olhos de Hórus faziam alusão ao Sol e a Lua, explicando os eclipses solares e lunares.

A deusa Nut também era descrita como uma porca, desenhada com as mamas do animal, já que era a mãe dos céus.

  • Lobo

Cientistas acreditam que Anúbis tinha a aparência de uma cabeça de lobo preto, que simbolizava o solo do Nilo. O deus também auxiliava na mumificação dos egípcios que morriam e os guiava para o além. Anúbis era descrito como o guardião dos mortos.

Quando alguém morria, Anúbis era o responsável por pesar o coração daquela alma contra a Pena da Verdade. Se valesse o mesmo que a Pena, a alma ia para o paraíso. Do contrário, a deusa Ammut comia o órgão, fazendo com que a alma desaparecesse.

  • Falcão

O deus Hórus, era descrito como essa ave de rapina e tido como o criador da civilização e ligado com o céu, a guerra e a caça.

Foi ele quem perdeu e recuperou a visão por causa do deus Seth, e a partir dessa história surgiu a lenda do olho de Hórus, símbolo bastante popular. Hórus tinha características mágicas e curativas.

  • Escaravelho

Por fim, temos o escaravelho, que representava o deus Khepri. Estando presente em textos gravados nas pirâmides antigas, esse bicho bota os ovos em fezes de animais, bem como em carcaças de outros escaravelhos.

Outro costume que ligou o inseto a um deus foi o hábito de rolar bolas de fezes. Isso fez com que o bicho fosse ligado ao deus Rá, que tem a prática de rolar o Sol através do céu. E isso fazia-os acreditar que Khepri rolava o Sol todos os dias para a noite acontecer.

Se você gostou dessas dicas, então clique aqui para ler mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.