Anvisa recolhe lotes de sorvete Häagen-Dazs por conterem substância cancerígena
Com exceção do sabor baunilha, cujos lotes foram recolhidos, os demais podem ser comercializados e consumidos normalmente.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a empresa General Mills Brasil Alimentos teve sorvetes recolhidos por conterem substância cancerígena. O recolhimento está sendo voluntário e é referente aos lotes do sorvete sabor baunilha pertencentes à marca Häagen-Dazs.
Leia mais: Alta do preço da cerveja surpreende comerciantes
Lotes de sorvete recolhidos por conterem substância cancerígena
De acordo com o comunicado da Anvisa, são produtos vendidos na embalagem de 415g (473ml), distribuídos aos estabelecimentos revendedores na embalagem do tipo bulk de 7,7kg (9,46l), com data de validade entre 7 de julho de 2022 e 18 de julho de 2023.
O recolhimento voluntário está acontecendo em escala global, por causa da presença da substância 2-cloroetanol (2-CE), encontrada no aroma de baunilha dos sorvetes importados da França. Nesse sentido, é importante ressaltar que não existem restrições de comercialização e consumo dos outros sabores de sorvetes da Häagen-Dazs.
Substância perigosa
A 2-CE está relacionada ao composto óxido de etileno (ETO), que tem um efeito potencial mutagênico, ou seja, que pode causar alterações (mutações) capazes de ocasionar danos nas células humanas.
O ETO também é genotóxico, o que significa que pode causar modificações no material genético. Além disso, o ETO é classificado como uma substância com propriedades carcinogênicas, isto é, que pode causar câncer.
Empresa afirma que quantidades de substância cancerígena nos sorvetes é mínima
A empresa afirmou, através de uma nota, que as quantidades da substância encontradas nos sorvetes são baixas, mas as providências necessárias para substituição dos ingredientes afetados já foram tomadas.
A marca reforça que não utiliza óxido de etileno em nenhum dos processos de fabricação de seus produtos e que, além disso, segue as normas de segurança, de acordo com a legislação de cada mercado onde atua.
Orientação dada pela Anvisa
Segundo a agência reguladora, não existem limites residuais aceitáveis para tal substância em alimentos. Também não há limites toleráveis no âmbito da legislação sobre limites de contaminantes em alimentos que se encontra atualmente em vigência no Brasil.
Dessa forma, a Anvisa orienta que os consumidores que adquiriram sorvetes sabor baunilha da marca Häagen-Dazs com validade entre as respectivas datas citadas não consumam o produto, mas sim que guardem a embalagem e entrem em contato com a empresa General Mills.
Comentários estão fechados.