Atenção! Nova atualização do Google Chrome traz reforço para segurança de usuários

O navegador ganhou reparos que o tornam ainda mais resistente contra a prática de cibercrimes mais sofisticados.

Recentemente a Equipe Indiana de Resposta a Emergências de Computadores (CERT-In) emitiu um alerta sobre possíveis vulnerabilidades presentes no aplicativo do Google Chrome para dispositivos móveis.

De pronto, o Google preparou uma atualização para corrigir esses problemas, recomendando aos usuários atualizar seus navegadores o mais rápido possível. E, vale ressaltar, que apesar de terem sido motivadas pelos alertas indianos, essas atualizações do Chrome podem ser acessadas por usuários de todo o mundo.

Conforme os alertas, as vulnerabilidades detectadas são relativamente graves e podem expor dados sensíveis dos usuários a cibercriminosos que atuam de forma oportunista.

Para se ter uma ideia, calcula-se que apenas clicando em alguns links e acessando determinadas páginas suspeitas os usuários já possam ser infectados e ter senhas, histórico de navegação e dados de cartões de crédito expostos.

Mantendo a segurança

Segundo os especialistas do CERT-In e do Google, não há motivo para pânico. Para manter o Chrome seguro basta atualizá-lo para a versão mais recente, que tem as correções de segurança já aplicadas.

Basta ir até a loja de aplicativos do celular, seja Google Play ou Apple Store, procurar o Google Chrome na seção “aplicativos instalados”, “meus aplicativos” ou algo similar, e verificar se há atualizações pendentes.

Outra forma de checar as atualizações é ir no menu “Configurações” dentro do aplicativo e depois em “Sobre o Chrome”. Automaticamente o sistema irá verificar se existem atualizações a serem feitas.

Em resumo, basta manter o navegador sempre atualizado e a segurança vai estar garantida, pelo menos no que diz respeito às barreiras contra ciberataques.

Faça a sua parte

Além de reforçar a segurança do seu navegador, evite clicar em links suspeitos ou desconhecidos, não visite sites inseguros ou de procedência duvidosa, mantenha-se atento aos ataques de phishing (propaganda enganosa via e-mail) e sempre aposte em senhas fortes, bem como na ativação da autenticação de dois fatores.

Outra coisa bastante importante que pode ser feita para evitar transtornos é não salvar dados pessoais no navegador, como senhas e dados de cartões de crédito.

Apesar de essas práticas serem mais cômodas elas são contraproducentes do ponto de vista da segurança digital.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.