Bandeirantes

Os bandeirantes eram os responsáveis pelas expedições para o interior da colônia visando a captura dos indígenas, a destruição dos quilombos e a busca por metais preciosos.

Você sabe o que eram e o que faziam os bandeirantes? Os bandeirantes eram luso-brasileiros e mestiços — filhos de portugueses com indígenas — que comandavam diversos indígenas aliados que os ajudavam a se orientar na mata.

Os bandeirantes utilizavam espadas, facões, armas de fogo europeias e, também, arco e flecha. Organizavam expedições para o interior da colônia, conhecidas como bandeiras.

Tais expedições contribuíram para a delimitação das fronteiras do Brasil, além de promover a captura e morte dos indígenas, a destruição dos quilombos e a investigação de metais e pedras preciosas.

Contexto histórico

Entre os séculos XVI e XVIII, foram organizadas expedições para o interior da colônia conhecidas como bandeiras.

As expedições organizadas pela Coroa eram chamadas de entradas. Já o bandeirantismo, que possuía a mesma finalidade das entradas, promoveu a formação das fronteiras do país além de contribuir para a obtenção de escravos indígenas, promovendo milhares de mortes entre os povos originários do Brasil. Muitas dessas expedições eram financiadas por particulares.

Os colonos paulistas foram os responsáveis pela maior parte das bandeiras, por isso, o termo “bandeirante” ficou muito associado aos paulistas.

Os bandeirantes alcançaram regiões distantes e descobriram que atacar as missões jesuíticas para obter indígenas já acostumados a desempenhar trabalhos braçais poderia ser uma medida rentável.

Nesse período, bandeirantes e jesuítas conflitaram diversas vezes por causa dos indígenas.

As viagens dos bandeirantes eram precárias. Eles tinham poucos recursos para se sustentarem durante as expedições que eram formadas por poucos colonos brancos, indígenas, mestiços e mulheres.

Inicialmente, a captura dos indígenas era o principal intuito dos bandeirantes. Entretanto, a procura por metais e pedra preciosos passou a se tornar uma importante atividade.

Foram através das expedições feitas pelos bandeirantes que no final do século XVII foram descobertas as primeiras regiões auríferas da colônia.

A exploração do ouro ocorreu durante o século XVIII. O ouro se tornou a principal fonte de renda da Coroa Portuguesa que entrou em conflito com os colonos pelo monopólio da exploração das pedras e dos metais.

Com isso, por volta do século XVIII diversas bandeiras e entradas ocorreram nas regiões que hoje compreendem os estados de Goiás e Mato Grosso em busca de ouro e pedras preciosas.

Os bandeirantes foram importantes para a formação territorial e para a diversificação das atividades comerciais. Com o passar do tempo, a Coroa intensificou o controle na colônia, o que fez com que o bandeirantismo perdesse sua importância.

Tipos de bandeirantes

Houve três tipos de bandeiras:

  • Apresador: para a captura e venda dos indígenas;
  • Prospector: busca de pedras e metais preciosos;
  • Sertanismo de contrato: combater indígenas e negros (quilombos).

Principais bandeirantes

Os principais bandeirantes foram:

  • Manuel de Borba Gato
  • Antônio Raposo Tavares
  • Manuel Preto
  • Bartolomeu Bueno da Veiga
  • Domingo Jorge Velho
  • Fernão Dias Pais

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.