Big Ben

O Big Ben é o sino que se localiza no interior da Elizabeth Tower, em Londres, Inglaterra.

O Big Ben é um sino que se situa no Palácio de Westminster (Parlamento da Inglaterra), na Torre do Relógio, rebatizada de Elizabeth Tower.

Big Ben
Palácio de Westminster e Elizabeth Tower.

O sino Big Ben pesa quase 14 toneladas e mede mais de 2 metros de altura, por 2,75 de largura. A primeira vez que ele soou foi no dia 11 de julho de 1859. A partir de então, o sino soa a cada hora marcada pelo relógio oficial da capital inglesa, Londres.

História do Big Ben

A construção do Big Ben não estava no projeto inicial do Palácio de Westminster. Em 18 de outubro de 1834, o Palácio sofreu um incêndio que o destruiu quase que por completo. Assim, a Elizabeth Tower, só foi projetada após esse acidente.

O Westminster Hall, mesmo atingido pelas chamas, conseguiu manter uma parte considerável de sua estrutura. Com isso, o prédio foi reconstruído, mas a parte que havia resistido, foi preservada.

Durante a reconstrução, o Parlamento decidiu renovar o local a partir da construção de uma torre e de um relógio, responsável por marcar o horário oficial de Londres.

A escolha do relógio rendeu alguns embates assim como a produção do sino, que pesaria toneladas e deveria estar sincronizado com as horas marcadas pelo relógio.

Edmund Beckett Denison foi o intermediário escolhido pelo Parlamento para comandar o projeto do relógio. Com isso, ele foi o responsável por escolher o sino que badalaria a cada hora.

Ignorando as especificações técnicas, Denison escolheu o Great Bell, um sino que não aguentou as movimentações e quebrou.

Sendo assim, um novo sino foi construído, o Big Ben. A origem do nome do objeto é incerta. Alguns pesquisadores afirmam que ele deriva do nome de Sir Benjamin Hall, Ministro de Obras Públicas da Inglaterra na época.

A segunda hipótese se refere ao nome de um boxeador inglês, bastante famoso pelo seu desempenho no esporte, Benjamin Caunt, cujo apelido era Big Ben, um homem alto e campeão dos pesos pesados.

Foram raras as vezes que o relógio e o sino pararam de funcionar. A primeira vez foi durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), visando impedir os ataques alemães.

Em 2007, ele passou por uma manutenção que fez com que o sino não badalasse. Entre os anos de 2017 e 2021, a torre passa por uma reforma que exigirá a paralisação do objeto em prol da saúde dos trabalhadores da construção.

É importante destacar que, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Londres enfrentou intensos bombardeios que não impediram que o sino badalasse nos horários estabelecidos.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More