Bile

Continue lendo para entender melhor essa substância que atua no processo digestivo dos alimentos!

A bile é uma substância líquida e viscosa produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. Ela é usada durante a digestão dos alimentos como um composto enzimático que auxilia na emulsificação de gorduras.

Ela também pode ser chamada de bílis, suco biliar ou fel, possui coloração esverdeada e sabor alcalino e muito amargo.

Função da bile

A principal função da bile é auxiliar a digestão dos lipídios através da emulsificação e contribuir para a absorção de muitos nutrientes, como vitaminas lipossolúveis.

A produção da bile faz uma regulação de bactérias e desintoxica o fígado. Além disso, a bile facilita a ação das enzimas do pâncreas e a eliminação de resíduos nas fezes.

Composição da bile

O fígado é capaz de produzir até 1 litro de bile por dia, no entanto, a vesícula biliar só possui capacidade de armazenar 50 ml desse líquido viscoso.

A formada bile por: água (85%), bicarbonato de sódio (10%), pigmentos (3%), gordura (1%), sais inorgânicos (0,7%), colesterol (0,3%).

Onde é produzida a bile?

Geralmente, a bile pode ser excretada no organismo em etapas:

  1. Secreção por hepatócitos

A bile é produzida por células secretoras do fígado chamadas hepatócitos. Depois o suco biliar é secretado por canalículos biliares que ficam entre os hepatócitos.

  1. Passagem pelos ductos biliares

A bile passa pelos ductos biliares terminais para chegar aos ductos hepáticos direito e esquerdo.

  1. Vesícula biliar

A etapa final da excreção da bile é a passagem pelo ducto hepático, depois, pelo ducto colédoco até chegar à vesícula biliar.

Bile - Etapas da excreção
Bile – Etapas da excreção

Doenças causadas pela bile

A icterícia é uma doença comum nos recém-nascidos ou pacientes com doenças renais, que podem apresentar alterações na coloração da pele, nas fezes e no funcionamento do metabolismo.

Essa doença é causada pela má excreção da bile, que ocorre quando a vesícula apresenta alguma obstrução que impede a excreção desse líquido para a vesícula biliar, fazendo com que ele fique acumulado no fígado.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.