Lipídios

Os lipídios são moléculas importantes para o metabolismo dos seres vivos. Vamos conhecê-los melhor? Continue lendo!

0

Os lipídios são moléculas orgânicas insolúveis em água, mas que podem ser solubilizadas em álcool, acetona e éter.

Eles também são conhecidos popularmente como gorduras e podem ser encontrados tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal.

Os lipídios são moléculas complexas compostas por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio. O acúmulo de lipídeos no corpo dos animais ocorre dentro das células de gordura que formam o tecido adiposo.

Funções dos lipídios

Fontes energéticas

Os lipídios são moléculas que fazem reserva de energia para ser utilizada em casos de restrição. Eles fornecem mais energia que os carboidratos.

No entanto, os carboidratos serão sempre utilizados prioritariamente como fonte de energia pelas células, já que são moléculas mais fáceis de quebrar.

Isolante térmico

Eles também funcionam como isolamento térmico para que o animal mantenha sua temperatura corporal constante.

A camada de tecido responsável por ser um isolante térmico faz parte da pele e é chamada de hipoderme.

Estrutural

Os fosfolipídios são os principais componentes das membranas celulares e a presença de ácidos graxos são essenciais para que a síntese de moléculas orgânicas aconteça.

Proteção mecânica

O tecido adiposo, ou seja, a camada de gordura protege órgãos internos contra os choques mecânicos e traumatismos.

Absorção de nutrientes

Além disso, os lipídios auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis, e elas não são produzidas pelo nosso organismo.

Por isso, é importante que o consumo dos alimentos ricos de vitaminas lipossolúveis esteja associado a uma fonte de lipídio para melhor absorção no organismo.

Classificação dos lipídios

Os lipídios são compostos por uma molécula de ácido graxo e uma de álcool, formando os ésteres. Por serem moléculas apolares e sem carga elétrica, eles são moléculas insolúveis em água, que é uma substância polar.

Eles podem ser classificados em vários grupos diferentes:

Cerídeos

Compostos pelas ceras, possuem função protetora e impermeabilizante. As ceras estão presentes na superfície de folhas, no corpo de alguns insetos, na cera produzida pelas abelhas e até no canal auditivo dos humanos.

Triglicerídeos

Compostos pela união de três ácidos graxos a um glicerol através de ligações éster. Eles são os lipídeos mais simples e abundantes, armazenam muita energia e são eficientes para realizar isolamento térmico.

Fosfolipídios

Compostos pela união de lipídios e fosfatos, são os fosfolipídios que compõem a estrutura das membranas celulares.

Esteroides

É o grupo de lipídios mais complexos, compostos por 4 anéis de carbonos interligados e unidos a hidroxilas, oxigênio e carbonos. Entre eles estão o colesterol, hormônios, como progesterona e testosterona e, alguns pigmentos, como os carotenoides.

Alimentos ricos em lipídios

Os lipídios são essenciais para o organismo, mas seu consumo deve ser consciente, de maneira a não cometer excessos, pois o acúmulo de células de gordura leva à obesidade.

Eles podem ser encontrados principalmente em carnes gordurosas, pele de aves, ovos, leite e derivados, azeites, óleos, sementes, coco, abacate, entre outros.

Os alimentos industrializados, como biscoitos e salgadinhos também são ricos em lipídios. Nesse caso eles estão em forma de gordura trans que é gerada a partir de processos químicos que transformam óleos vegetais em gordura sólida.

Mapa mental – Lipídios

Mapa mental - Lipídios
Mapa mental – Lipídios

Clique aqui para baixar esse mapa mental em PDF!

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.