Glândulas do corpo humano

Continue lendo para conhecer melhor esses órgãos sintetizadores de hormônios!


As glândulas do corpo humano são órgãos que compreendem os sistemas endócrino e exócrino. A principal função das glândulas é sintetizar hormônios, regular e equilibrar o metabolismo do corpo.

Como elas atuam para promover o funcionamento de diversos órgãos do corpo, as glândulas podem ser encontradas em diferentes localizações.

As glândulas do corpo humano podem ser divididas em endócrinas e exócrinas. No sistema endócrino são encontradas a tireoide, paratireoide, hipófise, pâncreas, suprarrenais e glândulas sexuais.

O sistema exócrino é composto por glândulas salivares, sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas.

Glândulas do sistema endócrino

As glândulas do sistema endócrino são responsáveis pela produção de hormônios que são lançados na corrente sanguínea para percorrer o corpo e chegar aos órgãos alvos.

Tireoide

A tireoide é localizada no pescoço e atua na produção de hormônios T3 e T4 que atuam na regulação do metabolismo. Ela é uma das maiores glândulas do corpo humano.

A disfunção da tireoide pode causar o aumento ou deficiência na produção dos hormônios tiroidianos, causando, respectivamente, o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

Paratireoides

As paratireoides são as quatro menores glândulas do corpo, estão localizadas ao redor da tireoide e sintetizam o hormônio paratormônio.

Esse hormônio tem como principal função regular a quantidade de cálcio no sangue do indivíduo.

Hipófise

A hipófise está localizada na parte central da cabeça, tem o tamanho de uma ervilha e possui muitas informações importantes para o organismo.

Ela é a glândula que controla as funções de outras glândulas, coordena o funcionamento do metabolismo e produz os hormônios ADH e de crescimento.

Suprarrenais

As suprarrenais estão localizadas acima dos rins, uma de cada lado. Elas também podem ser chamadas de glândulas adrenais e possuem um formato triangular.

Essas glândulas atuam na liberação de hormônios como adrenalina, cortisol, aldosterona e catecolamina. Todos esses hormônios estão envolvidos em processos metabólicos e neurotransmissores do corpo.

Glândulas sexuais

As glândulas sexuais também podem ser chamadas de gônadas, elas são as responsáveis pela produção dos gametas e hormônios sexuais.

Nos homens as glândulas sexuais são os testículos que produzem os espermatozoides e sintetizam a testosterona.

As glândulas sexuais das mulheres são os ovários, eles produzem os ovócitos secundários e sintetizam estrogênio e progesterona que regulam o ciclo menstrual das mulheres.

Pâncreas

O pâncreas é uma glândula mista, pois faz parte tanto do sistema endócrino quanto do exócrino. No sistema endócrino ela produz os hormônios insulina, glucagon e somatostatina.

No sistema exócrino ela é responsável pela síntese do suco pancreático, utilizado durante a digestão dos alimentos que consumimos.

Mapa mental do sistema endócrino

Mapa mental - Sistema endócrino
Mapa mental – Sistema endócrino

Clique aqui para salvar esse mapa mental em PDF!

Glândulas do sistema exócrino

As glândulas exócrinas produzem secreções ou substâncias que são excretadas em outros órgãos ou para fora do corpo através de canais.

Diferentemente do que acontece com os hormônios das glândulas endócrinas, essas substâncias não são liberadas na corrente sanguínea.

Glândulas salivares

As glândulas salivares estão localizadas na boca e na garganta, elas abrangem as regiões parótida, submandibular e sublingual.

A principal função dessas glândulas é produzir e liberar saliva que contém enzima ptialina, responsável pelo início da digestão na boca.

Glândula exócrina - Salivares
Glândula exócrina – Salivares

Glândulas mamárias

As glândulas mamárias são exclusividades dos animais mamíferos, estando presente tanto nas fêmeas quanto nos machos.

No entanto, apenas as glândulas mamárias das fêmeas se desenvolvem e geram leite depois do nascimento dos filhotes.

A principal função das glândulas mamárias é produzir o leite para alimentar os recém-nascidos.

Glândula exócrina - Mamária
Glândula exócrina – Mamária

Glândulas lacrimais

As glândulas lacrimais ficam localizadas nos olhos e têm como principal função lubrificar os olhos e produzir lágrimas.

Glândula exócrina - Lacrimal
Glândula exócrina – Lacrimal

Glândulas sebáceas

As glândulas sebáceas estão distribuídas por todo o corpo e elas possuem a função de proteger, lubrificar e hidratar a pele.

Essas glândulas liberam gorduras, chamadas popularmente de sebo. As regiões com maior secreção de óleo estão no rosto e no couro cabeludo.

Glândulas sudoríparas

As glândulas sudoríparas também estão espalhadas por todo o corpo e a principal função delas é regular a temperatura do corpo.

Essas glândulas liberam água e também substâncias tóxicas na região superficial do corpo. Essas glândulas podem ser divididas em dois tipos:

  • Apócrinas: são glândulas que liberam odores, ficam na região das axilas e das genitálias.
  • Écrinas: são glândulas espalhadas por todo corpo, a função é manter a temperatura corporal constante.
Glândula exócrina - Sudoríparas
Glândula exócrina – Sudoríparas

Fígado

O fígado é a maior glândula do corpo humano, ele também atua de forma mista entre sistema endócrino e exócrino.

Ele possui várias funções, dentre elas estão: armazenar substâncias, sintetizar a bile, o colesterol e alguns hormônios.

Glândula exócrina - Fígado
Glândula exócrina – Fígado

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More