Cálculo de raízes
Saiba o que é a raiz de um número e veja estratégias para calcular raízes quadradas, cúbicas, quartas, ou qualquer outra que você precise.
O cálculo de raízes é um procedimento básico da matemática, pois significa fazer o caminho inverso de uma potenciação, isto é, de uma multiplicação de fatores iguais.
Quando elevamos o número 4 ao quadrado, o resultado obtido é 16.
O caminho inverso dessa operação é procurar um número que, ao ser elevado ao quadrado, o resultado seja 16. Já sabemos que esse número é o 4. Assim, dizemos que a raiz quadrada de 16 é 4 e representamos essa operação da seguinte forma:
Agora, observe que se elevarmos o número 4 ao cubo, o resultado é 64.
Nesse caso, o caminho inverso não é mais uma raiz quadrada, mas sim uma raiz cúbica. Dizemos que a raiz cúbica de 64 é 4 e representamos do seguinte modo:
De modo similar, podemos calcular raízes quartas, quintas, sextas e assim por diante. A operação que realizamos ao calcular raízes é chamada de radiciação.
Elementos de uma radiciação
Na radiciação, o símbolo é chamado de radical, o número que vai dentro do radical é o radicando, o número que está acima é o índice e o resultado é chamado de raiz.
Para saber qual o tipo de raiz, basta olharmos para o índice. Quando o índice for 2 ou não aparecer trata-se de uma raiz quadrada, quando o índice for 3, de uma raiz cúbica, quando o índice for 4, de uma raiz quarta, e assim sucessivamente.
Exemplo:
- Radicando: 625
- Índice: 4
- Raiz: 5
Como calcular raízes
Vamos ver, por meio de exemplos, algumas estratégias que podem ser utilizadas no cálculo de raízes.
Exemplos: Calcule as seguintes raízes:
a)
Devemos pensar em um número que elevado ao quadrado o resultado seja 121. Sabendo que 10² = 10 x 10 = 100, então, esse número deve ser maior que 10.
Vamos testar os próximos números:
11² = 11 x 11 = 121
12² = 12 x 12 = 144
Então, o número que procuramos é o 12. Portanto:
b)
Devemos pensar em um número que elevado ao cubo o resultado seja 125. Já vimos que 4³ = 4 x 4 x 4 = 64. Assim, esse número deve ser maior que 4.
Vamos testar o próximo número:
5³ = 5 x 5 x 5 = 125
Veja que o número que procuramos é o 5. Assim:
c)
Para números menores no radicando, o método de tentativas que usamos nos itens (a) e (b) funciona bem. Mas veja que aqui temos um número grande e podemos demorar muito fazendo tentativas.
Um outra forma de encontrar raízes, é fatorando o radicando. Fazendo a decomposição do número 1296 em fatores primos, obtemos o seguinte:
1296 = 2.2.2.2.2.3.3.3.3
Uma das propriedades da radiciação é que , ou seja, se tivermos um número elevado ao mesmo índice, teremos como resultado o próprio radicando.
Desse modo, como estamos querendo resolver uma raiz quadrada (índice 2) é conveniente escrevermos:
1296 = 2² . 2². 3². 3²
Então,
Outra propriedade nos diz que a raiz do produto é igual ao produto das raízes:
Assim,
Portanto, .
d)
Fazendo a decomposição em fatores primos, temos que:
2744 = 2.2.2.7.7.7
Como queremos calcular a raiz cúbica, é conveniente escrevermos:
2744 = 2³.7³
Assim:
Portanto, .
Você também pode se interessar:
- Lista de exercícios de potenciação
- Exercícios sobre radiciação
- Adição e subtração de números negativos com reta numérica
- Lista de exercícios de expressões numéricas
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.