Câmara aprova aumento na porcentagem do empréstimo consignado

Medida também passa a autorizar esse tipo de empréstimo para pessoas que recebem o BPC, a Renda Mensal Vitalícia e o Auxílio Brasil.

No dia 29 de junho, a Câmara dos Deputados fez a aprovação da medida provisória que aumenta o limite de crédito consignado para grande parte dos trabalhadores no Brasil. Com essa decisão, a medida também passa a autorizar esse tipo de empréstimo para pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Renda Mensal Vitalícia e também o Auxílio Brasil.

Leia mais: Empréstimo consignado INSS: como bloquear e desbloquear benefício?

Vale enfatizar que o texto está seguindo para o Senado e aguardando a votação. Em vista disso, de acordo com as informações dadas pela Agência Câmara de Notícias, o texto referido é de autoria do relator Bilac Pinto (União-MG). Dessa maneira, a Medida Provisória 1106/22 possui o objetivo de ampliar de 35% para 40% a margem do empréstimo consignado dos trabalhadores que possuem contrato CLT e servidores públicos, tanto ativos quanto inativos, além dos pensionistas, militares e empregados públicos.

Por conseguinte, é válido destacar que os aposentados também terão a margem de crédito ampliada de 40% para 45%, o mesmo valor relativo às pessoas que recebem o BPC ou Renda Mensal Vitalícia. Desta forma, é fundamental deixar claro que a responsabilidade advinda da dívida de empréstimo consignado, nesse caso, em hipótese alguma pode recair sobre a União.

Assim, é preciso refletir sobre a ideia de contrair um empréstimo com o uso de benefícios e programas do governo. Não obstante, outro fator a ser levado em consideração é que o empréstimo consignado é descontado diretamente folha de pagamento, ou seja, as parcelas são abatidas diretamente da conta do beneficiário ou trabalhador.

À vista disso, a margem do empréstimo consignado precisa caber exatamente no limite que pode ser descontado da conta do beneficiário, sem comprometer completamente sua renda.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More