Claude Monet

Claude Monet foi um dos grandes nomes do impressionismo. Sua paixão, consistia em pintar ao ar livre, com traços simples e sem muito contorno. Confira agora a biografia e principais obras de Monet. Saiba também o que foi o impressionismo.

0

Claude Monet é um dos nomes artísticos mais conhecidos da atualidade. Ele foi considerado um dos maiores nomes da Escola Impressionista. Inclusive, essa nomeação surgiu a partir de uma de suas obras.

Em uma exposição realizada no ano de 1874, Claude Monet expôs sua obra Impressão, nascer do sol. Essa pintura gerou algumas críticas, que afirmavam ser apenas a impressão de algo e não a realidade.

O termo se tornou conhecido e fez de Claude Monet um dos primeiros nomes da Escola Impressionista. Hoje em dia, esse quadro se encontra no Museu Marmottan Monet, em Paris.

Biografia de Claude Monet Biografia Claude Monet

Quem foi Claude Monet? Monet nasceu em Paris, no dia 14 de novembro de 1840. Aos cinco anos, mudou-se para Havre (França). Desde muito cedo, o artista já demonstrava seu interesse pela arte. Então, ele vendia caricaturas para poder comprar novos materiais de pintura.

No ano de 1858, Claude Monet conheceu Eugène Boudin, que o encorajou a retratar suas obras ao ar livre. Então, no ano seguinte, ele decidiu voltar para Paris e aperfeiçoar suas técnicas.

A família de Monet, queria que ele estudasse na Academia de Belas Artes. Mas, ele preferiu estudar no Atelier de Suisse, que não adotava ensinos muito formais. O que foi vantajoso para seu desejo de pintar ao ar livre. Por conta da decisão, a família não apoiou. Cortaram a mesada e Claude começou a enfrentar dificuldades financeiras.

Os anos foram passando. O artista conheceu Camille Doncieux, com quem teve dois filhos, Jean e Michel. Mas, infelizmente, no ano de 1879, Camille faleceu, vítima de uma tuberculose.

No ano de 1861, o impressionista foi convocado para defender a França, servindo ao exército durante a guerra. Depois de pelo menos um ano na Argélia, ele retornou à França. Suas atividades como pintor também foram retomadas.

Em 1874, houve a primeira exposição de artistas impressionistas e no ano de 1880, Monet fez sua primeira exposição individual. Ela foi um sucesso e motivou o público a ver as pinturas impressionistas positivamente.

Apesar de todas as dificuldades financeiras, Monet tinha um comprador fiel, chamado Ernest Hoschedé. Após o falecimento do comprador, o pintor se casou com sua viúva, Alice Hoschedé.

Claude Monet, em seus últimos anos de vida, sofreu com catarata. Isso fez com que ele se desmotivasse de seus estudos. Ele morreu em 1926 e seu túmulo encontra-se no cemitério da igreja de Giverny.

Impressionismo

O impressionismo foi um movimento que se manifestou no século XIX na França. Para os impressionistas, um estudo totalmente formal não eram uma prioridade. Eles tinham a ideologia de captar as impressões perceptivas de luminosidade, cor ou sombra de paisagens. Por isso, esses artistas costumavam pintar em horários diferentes.

Os nomes mais conhecidos do Movimento Impressionista foram: Claude Monet (1840-1926), Paul Cézanne (1839-1906), Edgar Degas (1834-1917), Piette-Auguste Renoir (1841-1919), entre outros.

Todos esses artistas tinham o desejo de expressar em suas obras, de forma simples e distinta, as impressões sensoriais, luzes, cores e movimentos. Para transmitir melhor esses movimentos, eles estudavam muito os efeito óticos e recursos fotográficos.

Os impressionistas preferiam pintar ao ar livre e não prendiam seus desenhos a contornos nítidos. Além disso, tinham a preferência pelas cores vivas, evitando as misturas.

Principais obras de Monet

Confira agora as principais obras de Claude Monet:

1. A estação Saint-Lazare (1877)A estação Saint-Lazare

2. Impressão, nascer do sol (1872)

Impressão, nascer do sol

3. Campo de papoulas perto de Agenteuil (1873)Campo de papoulas perto de argenteuil

4. Meules (1890)Meules

5. Lírios da água (1919)Lírios da água

6. Les Tuileries (1876)Les tuileries

Veja também: 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.