Confira essa deliciosa receita de doce de figo em calda

Veja o passo a passo para fazer o doce de figo em calda e arrase na sobremesa.

Os doces de calda são muito conhecidos no Brasil, desde a época do Império. Um dos mais populares é o de figo. A receita de doce de figo em calda consiste na preparação da própria fruta com água, açúcar e especiarias. Acompanhe a leitura deste artigo e veja como preparar essa ótima sobremesa.

Leia mais: Doce de leite Caseiro: Aprenda como fazer utilizando leite em pó

Passo a passo para fazer doce de figo em calda

O figo é uma fruta rica em vitaminas, minerais e compostos benéficos e com efeitos anti-inflamatórios. Normalmente, os doces dessa fruta levam poucos ingredientes e são simples de fazer.

A receita tem um grau de dificuldade médio e leva cerca de 1 hora para preparar. Caso você deseje fazer uma quantidade menor ou maior, basta diminuir ou aumentar a quantidade dos ingredientes de forma proporcional. Confira a seguir os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes e modo de preparo do doce de figo em calda

Ingredientes:

  • 800 gramas de figo;
  • 500 ml de água;
  • 2 xícaras de chá de açúcar.
  • Se for da sua preferência, adicione especiarias como baunilha, anis-estrelado, folha de louro, gengibre, cardamomo, canela e vários outros.

Modo de preparo:

Primeiramente pegue os figos, lave-os em água corrente e retire os talos. Em seguida, com a ajuda de uma esponja, remova todos os pelinhos da fruta para deixar bem liso.

Faça cortes em formato de cruz até a metade de todos os figos para permitir que o açúcar penetre na fruta. Coloque em uma panela funda com água para cozinhar por aproximadamente 10 minutos.

Após esse período, desligue o fogo e escorra a água da panela. Então, acrescente as 2 xícaras de açúcar sobre os figos, cubra com água e coloque a tampa. Deixe cozinhar por 1 hora. Quando as frutas estiverem macias, com pouca água na panela e aspecto de calda, desligue o fogo.

Por fim, deixe esfriar e consuma no dia seguinte para que a fruta incorpore ainda mais o sabor do açúcar. Lembre-se de conservar o doce de figo em calda na geladeira.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog do Escola Educação e tenha acesso a muitas outras receitas, materiais, curiosidades e notícias de todo o Brasil!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More