Como fazer uma resenha crítica

Para discorrer sobre uma obra, a resenha crítica é um gênero textual adequado e muito comum. Confira como fazer uma resenha crítica!


Uma resenha é um trabalho muito pedido por professores desde a escola até a universidade. Sendo assim, a resenha é um gênero textual que resume uma obra, podendo ou não conter opinião.

Uma resenha crítica é uma ótima ferramenta para conhecer uma obra e a visão daqueles que já a conhecem. Além disso, esse tipo de texto carrega a interpretação e opinião do autor.

Para saber como fazer uma resenha crítica, confira este artigo!

Como fazer uma resenha crítica

A resenha crítica possui natureza argumentativa, uma vez que possui a opinião embasada no autor sobre uma determinada produção.

Por isso, a resenha possui introdução, desenvolvimento e conclusão delimitados, porém, não especificados.

1 — Introdução

Na introdução, é necessário explicar qual será a obra tratada e todas as informações pertinentes para identificação.

Por exemplo, no caso de um livro, as informações que poderiam ser incluídas são o nome do autor, título, editora, local, ano da publicação e número de páginas.

Além disso, uma contextualização sobre a obra pode ser útil para mostrar sua relevância.

2 — Desenvolvimento

Já no desenvolvimento, deve-se explicar os argumentos centrais que sustentam a opinião do autor. Aqui, é possível articular as ideias do autor da resenha e o autor da obra estudada para a construção da resenha.

3 — Conclusão

Por fim, a conclusão deve conter a opinião do autor de forma mais direta. Isso se deve pelo fato do autor ter explicado detalhadamente os argumentos anteriormente. Por isso, nessa etapa, a opinião pode ser colocada sem rodeios.

Alguns aspectos que podem ser analisados são:

  • Qualidade da obra;
  • Benefícios proporcionados;
  • Qualidade ou dificuldades da linguagem;
  • Acessibilidade;
  • Pontos mais relevantes e/ou necessários;
  • Aspectos desnecessários e/ou irrelevantes.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More