Confira: Enem, ProUni e Encceja ocorrem esta semana

Processos seletivos para concluir o ensino médio e ingressar na universidade iniciam-se no dia 11 de janeiro.

Nesta semana iniciam-se as inscrições para os processos seletivos de graduação e conclusão de ensino médio para os estudantes brasileiros. Apesar das consequências do novo coronavírus, as provas de vestibular e demais seleções terão continuidade.

Confira detalhes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para não perder os prazos.

Enem

Enem
Enem 2020

O Enem é uma das principais provas para ingressar nas universidades do Brasil e foi adiada por pressão da população. Assim, o Enem 2020-2021 ocorrerá entre os dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).

A implementação da prova digital foi uma medida do presidente Jair Bolsonaro sob a justificativa da necessidade de digitalizar os processos seletivos estudantis. Já a versão presencial ainda pede um documento oficial com foto, caneta transparente preta e que o estudante siga as instruções de local e hora.

Além disso, é necessário que o candidato use uma máscara sob o risco de eliminação.

ProUni 2021

ProUni 2021

O ProUni é um meio de seleção que utiliza as notas do Enem para ingressar em vagas de universidades privadas de forma gratuita. Há também bolsas com desconto de 50%, de acordo com a faixa de renda do candidato.

No ano de 2021, a inscrição será feita entre os dias 12 e 15 de janeiro, com resultado final divulgado no dia 19 de janeiro. Confira os prazos:

  1. Comprovação das informações: 19 a 27 de janeiro;
  2. Segunda chamada: 1º de fevereiro;
  3. Comprovação das informações: 1 a 9 de fevereiro;
  4. Inscrições na lista de espera: 18 e 19 de fevereiro;
  5. Convocações da lista de espera: 22 de fevereiro;
  6. Comprovação das informações: 22 a 25 de fevereiro.

Devido aos prazos, não será possível utilizar a média do Enem 2020 no processo do ProUni 2021. Para esta edição, serão usadas médias anteriores.

Encceja 2021

Encceja 2021
Encceja 2021

O Encceja é uma prova para quem deseja certificado de conclusão do ensino médio e terá inscrições entre 11 e 22 de janeiro. As provas serão aplicadas no dia 25 de janeiro em todo o país.

Podem participar gratuitamente pessoas que não concluíram o ensino médio no prazo regular desde que tenham no mínimo 15 anos (ensino fundamental) e 18 anos (ensino médio).

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More