Plataformas on-line gratuitas ajudam na preparação para o Enem

O Enem 2020 está sendo uma edição atípica para os estudantes. Porém, diversas plataformas disponibilizam conteúdos gratuitos. Confira!

Nos últimos dias antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes que desejam um reforço de estudo podem acessar plataformas on-line gratuitas. Os sites disponibilizam conteúdos on-line de matérias escolares, simulados, videoaulas, jogos educativos e provas passadas.

Com as medidas sanitárias impostas devido ao novo coronavírus, a prova, que ocorre tipicamente de forma presencial e no final do ano, foi adiada por pressão popular. Sendo assim, as provas do Enem 2020 ocorrerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

Aplicativo do Enem

O aplicativo disponível para smartphones possui o simulado oficial do Enem, assim como informações sobre a prova: cronograma, inscrição, pedido de isenção de taxa, notícias, avisos e orientações são divulgados.

O aplicativo está disponível para usuários dos sistemas Android e iOS.

Banco de provas do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), disponibilizou todas as provas e gabaritos do Enem para estudo.

Além disso, também criaram a Cartilha do Participante – Redação no Enem que auxilia estudantes com dicas de estrutura de texto e explicação dos critérios de correção.

O Inep também possui plataformas para usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras) com as provas passadas em Libras. O canal do YouTube do Inep também possui conteúdos adequados para os usuários.

Também, a Cartilha do Participante possui uma versão para pessoas com a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua. Assim sendo, a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) disponibiliza uma página com diversas questões da prova.

Blog do Enem

O site possui simulados, apostilas, dicas para redações, aulas gratuitas e mais conteúdos dedicados ao Enem.

Cursos de aperfeiçoamento da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) viabilizou cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Matemática, Português, Tecnologia e Comunicação.

Ao completar as 60 horas de curso, o estudante terá um certificado.

Super vestibular

O site Super vestibular possui testes, simulados e redações nota mil do Enem, assim como informações de vestibulares de diversas universidades.

FGV Ensino Médio

A Fundação Getúlio Vargas está disponibilizando uma página on-line dedicada aos alunos do ensino médio. Na plataforma, é possível realizar testes e simulados no modelo das provas do Enem, com resultados e estatísticas imediatas.

Sistema Positivo de Ensino

O Sistema Positivo de Ensino disponibiliza videoaulas por meio do canal no YouTube para todos os estudantes da educação infantil, do ensino fundamental 1, 2 e ensino médio.

Também, a Estácio e a Eleva Educação fizeram uma parceria por meio da plataforma Resolve Sim, que oferece conteúdos educacionais para estudantes da rede pública de ensino.

Aulão Universidade Anhembi Morumbi

No dia 9 de janeiro, das 8h às 17h40, a Universidade Anhembi Morumbi realizará um aulão on-line gratuito com a participação de nove professores. Para acessar, basta realizar a inscrição.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More