Mamíferos

Continue lendo para conhecer os animais que necessitam da mãe para se alimentar após o nascimento.

PUBLICIDADE

Os mamíferos pertencem à classe Mammalia e são animais vertebrados que compreendem mais de 5 mil espécies em todo o mundo com hábitos de vida diversificados entre eles.

Eles podem ser encontrados em todos os ambientes, possuem como principal característica a presença de glândulas mamárias, e não existe nenhuma espécie parasita.

Além das glândulas mamárias, os mamíferos possuem outras características que são exclusivas dessa classe como os pelos, o diafragma e os dentes diferenciados.

Características dos mamíferos

PUBLICIDADE

As glândulas mamárias ocorrem em todos os mamíferos, mas são bem desenvolvidas nas fêmeas para a produção de leite que alimenta os filhotes logo depois que eles nascem.

Os pelos dos mamíferos recobrem o corpo e é uma característica importante para aquecer esses animais, juntamente com a hipoderme, que é uma camada de células lipídicas que fica abaixo da pele e serve como isolante térmico.

A circulação no corpo dos mamíferos é fechada, dupla e o coração apresenta quatro cavidades. A respiração dos mamíferos é pulmonar, inclusive nos mamíferos que possuem hábitos aquáticos, como as baleias.

PUBLICIDADE

Os mamíferos possuem sistema excretor composto por rins, ureteres, bexiga e uretra. Já o sistema nervoso é bem desenvolvido e o encéfalo funciona como uma central de comando do corpo.

O sistema digestório dos mamíferos possui estômago e glândulas acessórias. A digestão começa na boca, durante a mastigação, pois eles possuem dentes adaptados para mastigar alimentos de diferentes durezas.

A reprodução dos mamíferos é sexuada, eles são dióicos, possuem fecundação interna e, na maioria das espécies, têm desenvolvimento embrionário dentro do corpo da fêmea.

PUBLICIDADE

Os mamíferos conseguem manter a temperatura corporal constante, por isso, são chamados de animais endotérmicos.

Classificação de mamíferos

Os mamíferos são classificados em três principais grupos: monotremados, marsupiais e eutérios.

Monotremados

PUBLICIDADE

Os mamíferos monotremados são aqueles que botam ovos, portanto, os embriões não são gerados dentro do corpo da fêmea.

No entanto, depois que o filhote nasce do ovo, eles são alimentados pela fêmea que expele leite direto da pele, pois não possui mamilos para que o filhote faça a sucção.

Os monotremados podem ser encontrados na Austrália e na Nova Guiné, sendo o ornitorrinco o monotremado mais conhecido popularmente.

Mamíferos - Ornitorrinco
Mamíferos – Ornitorrinco

Marsupiais

Os marsupiais são mamíferos que apresentam uma bolsa na região abdominal que recebe o nome de marsúpio. O embrião é gerado dentro do útero da fêmea, mas nasce prematuro e terminam de se desenvolver dentro do marsúpio.

Os mamíferos marsupiais mais conhecidos popularmente são os cangurus e os gambás.

Mamíferos - Canguru com filhote na bolsa marsupial
Mamíferos – Canguru com filhote na bolsa marsupial

Eutérios

Os mamíferos eutérios possuem a placenta complexa como a principal característica desse grupo. A placenta interliga o corpo da fêmea ao embrião durante toda gestação e repassa nutrientes para que ele possa se desenvolver até o nascimento.

Esses animais ainda necessitam de cuidados parentais nos primeiros meses de vida após o nascimento, mas o desenvolvimento embrionário dos eutérios é completado ainda dentro do útero.

A maioria dos mamíferos estão dentro desse grupo, inclusive os seres humanos, cachorros, gatos, elefantes macacos e bois.

Mamíferos - Mulher grávida
Mamíferos – Mulher grávida

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More