Cursos gratuitos – MEC libera mais de 30 mil vagas de ensino a distância

O MEC, seguindo orientações da OMS, acatou as restrições e inviabilidade de ensino presencial e oferece mais de 30 mil vagas de cursos gratuitos a distância. Confira!

0

As grandes instituições de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, estabelecem como recomendações a permanência das pessoas em casa para evitar a transmissão em grande escala do novo coronavírus.

As orientações são para que o trabalho e estudo sejam realizados de forma remota e apenas os profissionais de serviços essenciais circulem nas ruas.

O Ministério da Educação (MEC) concedeu apoio a essa decisão e restringiu as aulas presenciais. Entretanto, a quarentena e a interrupção nas atividades normais não significam a ausência de estudo.

Diante disso, o MEC e algumas instituições de ensino público do país estão oferecendo mais 31,7 mil vagas para qualificação profissional e técnica. Todas as vagas são para realização por ensino a distância (EaD), evitando contrariar as recomendações de saúde.

Essa proposta de EaD faz parte do programa Novos Caminhos, lançado em 2019. O programa projeta que, até 2021, mais de 78 mil vagas sejam ofertadas com objetivo de melhorar o ensino profissional e técnico, estimulando o empreendedorismo de milhares de brasileiros.

Entre as 31,7 mil vagas projetadas para esse período, somente 14 mil vagas estão disponíveis, o restante será liberado nas próximas semanas.

Cursos

Os cursos técnicos disponíveis apresentam duração de 800 horas, voltados para as áreas de:

  • Administração
  • Logística e meio ambiente
  • Marketing
  • Informática
  • Agronegócio

Já os cursos profissionais possuem carga horária de 160 horas, como:

  • Programação
  • Ferramenta de gestão

Como participar

Para fazer parte do programa e realizar um dos cursos oferecidos, é necessário acessar o portal do Ministério da Educação e acessar a página do Programa Novos Caminhos.

Em seguida, será preciso selecionar algumas informações, como estado, município, nível de escolaridade, modalidade EaD. O próximo passo é visualizar as oportunidades oferecidas e selecionar o curso desejado.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.