10 Opções de cursos online e grátis para estudar em casa

Na quarentena, a dica é aproveitar o tempo ocioso e fazer cursos online grátis. FGV, USP e Harvard são algumas das instituições que ofertam formação.

0

Com a pandemia do novo coronavírus, algumas medidas emergenciais têm sido adotadas. Muitas empresas têm optado pelo home office e instituições de ensino estão realizando atividades de educação a distância (EaD).

No período de quarentena, no qual é recomendado a todos ficarem dentro de casa, os cursos online são uma das opções para ocupar o tempo.

Algumas instituições brasileiras, como é o caso da FGV, USP e Sebrae, tem oferecido formações online e gratuitas, em diferentes áreas, para que as pessoas possem se capacitar. Além dessas, universidades internacionais e de grande reconhecimento procuram ajudar na busca pelo conhecimento, como é o caso da Universidade de Harvard.

Veja a seguir uma lista com 10 plataformas para fazer cursos online e gratuitos!

1. Digital Innovation One (digitalinnovation.one)

A empresa de educação e desenvolvimento de carreira de desenvolvedores de softwares, Digital Innovation One, disponibiliza cursos gratuitos, de nível iniciante a avançado, na área de linguagens de programação, tais como javascript, PHP e python. No término dos estudos, é oferecido um certificado de conclusão gratuito.

2. Escola Virtual (ev.org.br)

A Escola Virtual da Fundação Bradesco é uma das plataformas educacionais de EaD com maior destaque no Brasil. Com a carga horária média de 10 horas, são mais de 80 cursos nas áreas de administração, contabilidade e finanças, desenvolvimento pessoal e profissional, informática e pedagogia.

3. Fundação Getúlio Vargas (www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuito)

O site da Fundação Getúlio Vargas oferece mais de 50 cursos grátis nas áreas de estratégia de negócios, finanças, gestão, marketing e outras relacionadas. As capacitações são de curta e média duração, com cargas horárias entre cinco a 15 horas.

4. Insper (coursera.org/insper)

O Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) dispõe de quatro cursos online e gratuitos, sendo eles Introdução ao marketing analítico, Capitalismo consciente, Gestão de operações e Administração financeira. Os cursos não oferecem o certificado de conclusão, mas caso queira emiti-lo é preciso desembolsar US$ 29 para aquisição do documento.

5. MIT (ocw.mit.edu/courses/mitx-related-courseware/)

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das universidades conceituadas pelo mundo, dispõe de uma pluralidade de cursos online gratuitos. Grande parte desses são nas áreas de ciência e tecnologia, mas há ofertas para outros campos como arquitetura, artes, economia e história.

No site, é possível visualizar os cursos em andamento e os com inscrições abertas. Vale destacar que as aulas são, em grande maioria, oferecidas em inglês.

6. Perestroika (perestroika.com.br/online/vailaefica)

A escola de metodologias criativas, Perestroika, oferece um de seus cursos, o Clip, de forma gratuita ao longo da quarentena. As aulas se referem a temática de colaboração, pensamento em rede e interdependência. Além dele, a Perestroika disponibiliza 30% de desconto aos estudantes que inserirem o cupom VAILAEFICA, na aquisição de um curso online até o dia 19 de abril.

7. Sebrae (sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibiliza mais de 100 cursos, com a carga horária entre 2 a 40 horas, nas áreas de empreendedorismo, gestão de pessoas, mercado e vendas, legislação, entre outras.

8. Senai (eadsenaies.com.br)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é conhecido pelos seus cursos profissionalizantes disponíveis nas unidades presenciais. Além desses, apresenta opções de cursos EaD, como os 15 gratuitos disponibilizados. Com duração média de 12 horas, as capacitações são em áreas como comunicação empresarial, empreendedorismo e finanças.

9. Universidade de Harvard (edx.org/school/harvardx)

A Universidade de Harvard é uma das mais bem vistas pelo mundo do ensino e está ofertando centenas de cursos online gratuitos em diferentes áreas, tais como ciência de dados, direito, estatística, história, literatura e programação.

As capacitações vão do nível introdutório ao intermediário e são ministradas no idioma inglês. Para ter posse do certificado de conclusão é necessário pagar uma taxa, que varia conforme o curso feito.

10. USP (coursera.org/usp)

A USP é tida como uma das melhores universidades do Brasil e disponibiliza 16 cursos online totalmente gratuitos para a comunidade. Entre eles estão Criação de startups, Marketing digital e X/UI: Fundamentos para o design de interface. As aulas são ministradas por professores doutores e pós-doutores, na plataforma Coursera, e para a emissão do certificado é necessário pagar uma taxa de US$ 29.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.