Dermatite – O que é, causas, sintomas, tratamento, tipos

A dermatite é uma inflamação de pele que pode ter diversos agentes causadores, vamos saber mais sobre ela?

0

A dermatite é uma inflamação na pele que pode se apresentar com vermelhidão, coceira, ardência, queimação, bolhas ou até mesmo descamação. Ela pode ocorrer em diversas áreas do corpo e em indivíduos de qualquer idade.

Essa não é uma doença contagiosa e é muito comum. Por ser uma inflamação que geralmente fica visível, a dermatite pode causar desconfortos psicológicos, além dos físicos. É comum que pessoas com dermatite possuam fobia social.

Apesar de poder se apresentar de forma grave, a dermatite pode ser controlada se for tratada corretamente, trazendo assim qualidade de vida para a pessoa que sofre dessa doença.

Causas da dermatite

A dermatite pode ser causada por vários motivos, entre eles:

  • Alergias diversas;
  • Efeitos colaterais de medicamentos;
  • Banhos com água muito quente;
  • Frio excessivo;
  • Ambientes empoeirados;
  • Plantas;
  • Tecidos das roupas, principalmente os sintéticos;
  • Metais, comuns em bijuterias;
  • Cosméticos;
  • Produtos químicos de limpeza.

Sintomas da dermatite

Os principais sintomas da dermatite são a coceira, vermelhidão, ardência, queimação, formação de bolhas ou até mesmo descamação da pele.

Tratamento da dermatite

O tratamento da dermatite pode variar já que ela pode ter causas muito diversas. Geralmente, o tratamento é baseado em aliviar os sintomas físicos como lesões, ardência e coceira, e os estéticos causados pela dermatite.

Para isso são utilizados medicamentos e cremes para uso tópico que devem ser prescritos por um dermatologista, alergista, clínico geral ou imunologista.

Depois que a dermatite estiver controlada é necessário usar diariamente produtos como cremes e hidratantes que fortaleçam as camadas da pele e prevenir do aparecimento de novas crises.

Tipos de dermatite

O diagnóstico correto do tipo de dermatite deve ser feito em uma avaliação médica, dessa forma será possível começar o tratamento adequado para cada uma e descobrir o agente causador.

Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença crônica que forma lesões vermelhas com crostas que descamam e causam muita coceira. Ela é muito comum em crianças e pode ser associada a problemas respiratórios como asma ou rinite alérgica.

As áreas mais afetadas por essa dermatite são as dobras dos braços, virilha e atrás dos joelhos. Fatores externos como calor ou frio, uso de cosméticos e tecidos sintéticos podem piorar o quadro.

Dermatite atópica
Dermatite atópica

Dermatite de contato

A dermatite de contato é causada por um fator externo que quando entra em contato com a pele causa uma grande irritação ou alergia. Essa é a dermatite que ocorre com o uso de bijuterias.

Os principais sintomas são coceira, vermelhidão, inchaço, descamação da pele. Geralmente esse tipo de dermatite não oferece nenhum risco de vida e é tratado com uso de substâncias tópicas.

Dermatite de contato
Dermatite de contato

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica geralmente ocorre no couro cabeludo ou regiões oleosas da pele, como as laterais do nariz, orelhas, barba, pálpebras e tórax.

Esse tipo de dermatite causa muita vermelhidão, pode manchar a pele e causar também descamação. As causas que iniciam a dermatite seborreica são desconhecidas, mas acredita-se que micróbios estejam envolvidos.

Esse tipo de dermatite é muito comum em bebês, nos primeiros meses de vida, e nos homens jovens. O calor e a umidade podem favorecer o aparecimento da dermatite seborreica, pois prejudicam a transpiração.

Dermatite seborreica
Dermatite seborreica

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.