Cultura Medieval

A cultura medieval se caracterizou por uma forte influência da Igreja Católica.

0

A cultura medieval se caracterizou por uma forte influência da Igreja Católica em manifestações artísticas, literárias, científicas, filosóficas e religiosas.

Ela misturou traços das culturas germânicas e greco-romanas e entendeu enquanto cultura todas as atividades que envolviam a ciência, educação, filosofia, música e arquitetura.

Contexto histórico – Resumo

A Idade Média foi marcada pelo feudalismo e por uma sociedade fortemente hierarquizada, em que a mobilidade social era algo inacessível. Ou seja, quem nascia nobre, morreria nobre. Já quem vinha de uma família carente, morreria nessa condição.

A Igreja Católica foi a instituição mais importante desse período, sendo assim, ela desempenhava uma forte influência na vida da sociedade europeia.

Além de possuir uma ampla extensão de terras, a Igreja era a responsável pela produção científica e cultural. Com isso, ela determinava o que era digno de ser produzido e divulgado.

Desse modo, todas as produções deveriam carregar consigo valores religiosos. Foi nesse contexto que a cultura medieval se desenvolveu.

Por isso, todos os aspectos abordados pela cultura medieval tinham um caráter fortemente cristão e didático.

Como a maioria da sociedade europeia era analfabeta, as obras desempenhavam o papel de educar a população no sentindo religioso.

Assim, as igrejas, templos e monastérios foram importantes locais para a difusão da cultura medieval, além das peregrinações e das feiras.

Educação medieval e Escolástica

É importante destacar que durante o período medieval somente o clero e a nobreza tinham acesso à leitura e escrita.

O latim era a língua oficial, utilizado principalmente na escrita. Já a versão oral exigia menos formalidade.

A instituição escolar que se desenvolveu durante esse período, foi a Escolástica, um método que utilizava a conjugação da fé cristã e da filosofia grega como forma de aprendizagem.

Esse método de ensino se desenvolveu em escolas monásticas, principais centros de estudo até a criação das universidades – também ligadas à Igreja.

Estes locais de saber valorizavam os pensadores da Antiguidade Clássica, como Platão e Aristóteles, filósofos estudados por São Tomás de Aquino (1225–1274), principal pensador da Idade Média.

Arquitetura medieval

A arquitetura medieval teve influência da arte românica, com construções horizontalizadas, paredes grossas e pouca luminosidade em seu interior e da arte gótica, com edificações verticalizadas, paredes finas e muita luminosidade no interior de sua estrutura.

A arquitetura medieval tornou-se conhecida pelos castelos, mas foram nas catedrais e igrejas que ela floresceu.

Música medieval

A música medieval recebeu uma forte influência da Igreja. O canto sacro, principalmente o gregoriano, formado por vozes masculinas, ganhou destaque entre os abastados.

Já a música popular se concentrava no trovadorismo. Os principais estilos musicais, foram:

  • Arsantiqua e a ars nova
  • Música polifônica
  • Música profana

Os instrumentos musicais mais utilizados foram a harpa, flauta, cítara, tambor e alaúde.

Literatura medieval

A literatura medieval se caracterizou pelo uso do latim em grande parte dos textos, que tinham nos temas religiosos, seu principal conteúdo.

As manifestações vernáculas em formato lírico do século XII marcaram o abandono do latim clássico. Além disso, a poesia trovadoresca marcou intensamente a literatura medieval.

Culinária medieval

A culinária medieval se destacou pelo uso de diversas especiarias:

  • Canela
  • Açafrão
  • Noz-moscada
  • Cravo em pó
  • Molhos para carnes vermelhas, peixes e aves

No entanto, os cereais e os pães eram os alimentos mais consumidos, além dos caldos de batata e ensopados.

Ciência medieval

A ciência medieval se desenvolveu no âmbito da medicina a partir da influência de médicos orientais e gregos. Merece destaque a alquimia, uma prática mística que reúne diversas ciências.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.