Dia da Mulher na escola – Como trabalhar de forma inspiradora na sala de aula

Para explorar as conquistas femininas, assim como conhecer melhor as mulheres inspiradoras que fizeram história no Brasil e no mundo, trabalhe o Dia da Mulher nas escolas.

0

O Dia Internacional da Mulher é comemorado oficialmente no dia 8 de março, isso desde 1975 quando a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data.

No entanto, muitas pessoas não compreendem o significado desse dia e o que ele representa na vida da mulher, no Brasil e mundo todo.

A representatividade feminina é tão extensa que o Dia Internacional da Mulher não deve se limitar a apenas uma data comemorativa, mas precisa ser um momento para o reconhecimento e a contínua busca por respeito, equidade e valorização.

Portanto, a temática é de extrema importância para se trabalhar em sala de aula. Além de promover a escuta do que os alunos entendem sobre o assunto, é possível realizar pesquisas e desconstruir estereótipos criados na sociedade.

Veja algumas formas de trabalhar com as crianças, adolescentes e adultos o dia da mulher na escola!

Faça uma linha do tempo com as conquistas femininas

Ao longo da história da humanidade, as mulheres têm lutado e alcançado muitos dos seus direitos. Ainda que a passos lentos, já existe muito o que se comemorar e resta muita luta pela frente.

Cada sociedade possui o seu enredo, mas mesmo assim é possível fazer uma linha do tempo com as conquistas femininas mais expressivas.

Da autorização para as mulheres brasileiras ingressarem em um curso superior, em 1879, até a jogadora Marta ser a primeira mulher homenageada na calçada da fama do Maracanã, em 2018, alguns êxitos podem ser citados.

Divida a turma em grupos e peça aos alunos para listar as conquistas femininas em ordem cronológica, depois faça com que eles discutam entre si o que descobriram.

Catalogue escritoras brasileiras e mundiais

Apresente aos alunos nomes de escritoras brasileiras e do mundo todo. Depois, solicite com que eles desenvolvam atividades sobre elas, pode ser uma peça teatral, um seminário ou até mesmo um texto descritivo.

Com a pesquisa, eles irão possuir uma dimensão maior da quantidade de escritoras e podem até ver se o pensamento converge com o deles.

Narre histórias das mulheres que fizeram a diferença

Muitas mulheres são inspiração e um espelho nas lutas femininas. Há tanto as mulheres que fizeram história no Brasil quanto as mulheres que fizeram história no mundo, em diferentes áreas, profissões e por diferentes conquistas.

Conte a narrativa delas para as pessoas e incentive as garotas a serem fortes, assim como os garotos a reconhecê-las.

Escreva um texto sobre uma mulher importante na sua vida

Peça para que os estudantes escolham uma personagem, que pode ser a mãe, a avó, a irmã, uma tia ou qualquer outra mulher que lhes inspire. Depois, junto com eles, crie lembrancinhas, enfeites e homenageei as mulheres de suas vidas.

Aqui a criatividade está liberada! Portanto, abuse dos traços, das cores, crie músicas, poesias ou que for de interesse.

Veja também: Projeto Dia Internacional da Mulher na Escola

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.