Dígito verificador Itaú

O dígito verificador do Itaú é utilizado no momento da realização de operações financeiras, sobretudo do tipo TED e DOC. Seu uso garante maior segurança e controle durante as transações.

0

O Itaú Unibanco, mais conhecido como Itaú, é o maior banco de caráter privado do Brasil. A potência financeira como conhecemos hoje foi criada em 2008 com a fusão do Banco Itaú e o Unibanco. 

Em se tratando de cada  instituição de forma independente, o Unibanco existia desde 1927, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Já o Itaú, surgiu em 1943, com seu início durante os primeiros anos do Banco Central de Crédito. 

A partir dessa união, tornou-se o maior conglomerado financeiro do hemisfério sul e entrou no top 20 de maiores bancos do mundo. 

Com 91 anos de histórias, a empresa já soma 90 mil colaboradores que atendem os mais de 90 milhões de clientes ao redor do mundo, pois o Itaú Unibanco está presente em 21 países.

Assim com as demais instituições financeiras, o Itaú oferece diversos serviços que envolvem operações financeiras, como TED (Transferência Eletrônica Disponível), DOC (Documento de Crédito), depósito, transações online, dentre outras funções.

Veja também: Código do Banco Itaú para TED ou DOC

Para estes casos, a utilização do dígito verificador, tanto da agência quanto do usuário são importantes para a realização dos serviços. Abaixo, saiba como identificar o dígito verificador Itaú presente no seu cartão.

O que é dígito verificador?

O DV (dígito verificador) é um algarismo de controle comumente utilizado como ferramenta de verificação.

Em muitos procedimentos financeiros, o usuário, no momento de preencher as informações referentes à conta ou agência, se depara com a obrigatoriedade de preencher o espaço destinado ao DV. 

Usualmente, o dígito verificador aparece no final da sequência dos números das contas, após o traço de hífen “-”. 

O que é dígito verificador
Como encontrar o dígito verificador no cartão.

O objetivo principal do procedimento é o de verificar a validade e autenticidade de um número. Resumindo: o objetivo do dígito verificador é o de “apurar” se os dados numéricos de uma agência ou conta são de fato reais ou se não passam de fraudes.

Dígito Verificador da conta corrente do Banco Itaú

Comumente, as instituições financeiras fazem uso dos dígitos verificadores tanto para as combinações de números da agência quanto para conta do cliente. 

No caso do Banco Itaú, o dígito verificador da conta corrente está localizado no verso do cartão, entre os dados da agência e do código de segurança.

O dígito verificador será o último algarismo da sequência de números da conta corrente. 

print-itau-card-dv

Em relação ao dígito verificador da agência, é necessário entrar em contato com os canais de atendimento ao cliente para obter a informação. Isso pode ser feito, por telefone através dos números 4004 4828 ( capitais e regiões metropolitanas) e 0800 970 4828 ( demais localidades), site e internet banking, aplicativo Itaú, agências físicas, ou até mesmo pelas redes sociais como Facebook e Twitter. 

Código 341 para TED e DOC do Banco Itaú

Para os clientes do Itaú que desejam realizar transferências do tipo TED e DOC para outras instituições financeiras, é obrigatório o uso do código 341 para tais operações. Ele serve como número de identificação da empresa. 

Quando as transferências forem entre contas Itaú, sua utilização não faz-se necessária.

Para realizar um TED ou DOC do Itaú para outra financeira (como bancos, instituições de pagamentos, corretoras e etc) é necessário primeiramente conferir se o valor e os dados da pessoa física ou jurídica estão corretos. 

Soma-se a isso, o números da agência e código do banco, número da conta do destinatário, seja ela corrente ou poupança, além do CPF e CNPJ. Em caso de erro ou insuficiência no preenchimento das informações, o dinheiro será devolvido ao depositante. 

código-itaú-341

O código 341 do Banco Itaú também é exigido nas operações financeira realizadas via internet banking e aplicativo Itaú.

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.