Dígito verificador Santander

O dígito verificador é comumente exigido nas mais diversas operações financeiras, sobretudo as bancárias. Sendo assim, veja como identificar o dígito verificador da sua conta ou agência do Banco Santander.

0

O Banco Santander Brasil atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos. Fundado em 1857 na antiga cidade de Santander e atual Cantábria, na Espanha, o Grupo Santander atua como instituição bancária global, sendo maior da zona do euro.

É considerado como a 3ª marca mais valiosa de todo o território hispânico, com uma receita anual de 48,42 bilhões de euros em 2018.

Tem um total de 2.000 agências espalhadas pelo Brasil, com mais de 19 milhões de clientes.  Com sua sede principal em São Paulo, a instituição cresceu por meio da compra de outros bancos locais.

Assim como a maioria dos bancos, realiza todos os tipos de operações financeiras, como TED (Transferência Eletrônica Disponível), DOC (Documento de Crédito), depósito, transações online, dentre outras funções.

Neste caso, a utilização do dígito verificador também é importante para a realização desses serviços. Vamos aprender o que é o dígito verificador e saber como identificá-lo no seu cartão Santander

O que é dígito verificador?

Primeiramente, é preciso explicar que é o dígito verificador. O DV (dígito verificador) é o algarismo de controle comumente utilizado como ferramenta de verificação.

Para melhor compreensão, tem como finalidade verificar se uma conta é verdadeira, se existe ou se não passa de fraude.

Usualmente, o dígito verificador aparece no final da sequência dos números das contas, após o traço de hífen “-”. Quando não aparecer sob a forma de número, mostra-se na condição da letra “x”.

O que é dígito verificador
Como encontrar o dígito verificador no cartão.

Em alguns casos, o dígito verificador pode-ser encontrar por meio de cálculos matemáticos, especialmente quando há a presença da letra “x”. 

Um dos métodos mais comuns é o de multiplicar todos os números da conta (com exceção do dígito) e em seguida dividir por 11. O resultado desse valor é subtraído pela base 11, gerando assim o algarismo que representa o dígito verificador. 

Outra opção é calcular o somatório dos números das multiplicações. Assim, caso o resultado de uma multiplicação seja 12, faz-se a soma dos algarismos 1 e 2, resultando no número 3. Em seguida, a resposta da soma é dividida por 10. 

Como encontrar o dígito verificador do Santander?

Normalmente, as instituições financeiras fazem uso dos dígitos verificadores tanto para as combinações de números da agência quanto para conta do cliente. 

Indo contrário à maioria dos bancos, o Banco Santander apenas utiliza essa opção no seu número da conta. Em relação ao dígito verificador da agência, o cliente deve colocar sempre o número “0” durante as transações.

Em suma, o dígito verificador da conta não foge à regra dos outros bancos e aparece sempre ao final da sequência de números, depois do traço de hífen “-”. 

dígito-verificador-santander

Canais de atendimento do Banco Santander

Caso apresente alguma dificuldade em relação à essas operações bancárias, o Grupo Santander disponibiliza outras opções de atendimento ao cliente, das quais:

  • Internet banking;
  • Agência física;
  • Caixa eletrônico;
  • Aplicativo Santander Brasil/Way;
  • Por telefone, pelos números 4004 – 3535 (regiões metropolitanas) e 0800 702 3535 ( para demais localidades);

Veja também: 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.