A união faz a força – Dinâmicas para confraternização

Deixe as comemorações de fim de ano mais animadas, leves e divertidas com as dinâmicas para confraternização.

0

Com as festas de fim de ano chegando, já está na hora de começar a pensar em como unir as pessoas do seu convívio social, seja no trabalho, faculdade, escola, família e amigos. Às vezes nem todo mundo andou se dando bem, não é verdade?!

Antes de começar a planejar as ações e votos para o próximo ano, é preciso refletir acerca do que aconteceu durante os meses que se passaram, ver o que pode ser melhorado e só assim seguir em frente. As dinâmicas em grupo são excelentes para exteriorizar sentimentos e propor soluções a qualquer tipo de problema. 

Pensando nisso, confira algumas dinâmicas para confraternização perfeitas para deixar suas comemorações mais animadas, positivas, leves e, claro, bem divertidas.

Dinâmicas para confraternização

Veja algumas dinâmicas de confraternização para você utilizar nas festas de fim de ano.

1.Amigo Inesperado

Inspirado no famigerado “Amigo Secreto”, essa dinâmica ajuda a amenizar possíveis conflitos e desentendimentos entre pessoas de um mesmo grupo de convívio. Cada participante deve comprar um presente unissex (para todas idades e gêneros) de acordo com o valor estipulado e levar no dia da brincadeira.

No dia da realização da dinâmica, os nomes dos participantes são colocados em um saquinho. Cada um deve tirar um nome e presentear a pessoa que sair com aquilo que comprou. 

2.Balão da Sorte

Essa dinâmica gera positividade e motivação às pessoas que participam. Com uma bexiga e papel na mão, cada participante deve escrever uma mensagem motivacional, divertida e de esperança. 

Em seguida, cada um coloca o que escreveu dentro do balão ainda murcho. O próximo passo é enchê-lo. 

No fim, todos devem se reunir e, ao mesmo tempo, jogar os balões para o alto. Cada pessoa pega um balão aleatório e o estoura para ler a mensagem. 

3.Caixinha de Surpresas

A dinâmica da caixinha de surpresas evoca o espírito colaborativo dos seus participantes. Tudo o que você vai precisar é de uma caixa vazia, envelopes com mensagens e uma caixa de bombom.

Para começar, é necessário preencher a caixa vazia com os envelopes numerados e contendo instruções.

Por exemplo, o envelope número 1 Parabéns! Você foi sorteado com este presente. Ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu. Observe todos os presentes e entregue-o à pessoa que considera a mais organizada”. 

A pessoa que recebeu, lê e tira outro envelope, então outra pessoa e assim por diante. Apenas o último da roda é que ficará com a caixa de bombom. E é aí que entra o sentido da dinâmica: espera-se que o “vencedor” divida os chocolates com o resto do grupo.

4.Pedras no caminho

O objetivo da atividade é fazer com que a pessoa reflita sobre o que tem atrapalhado a harmonia e bem estar do grupo. O organizador da dinâmica deve distribuir uma pedra daquelas do tipo ornamentais para cada participante.

Em roda, cada pessoa deve ir ao centro do círculo e dizer o que ela acha que tem atrapalhado o convívio do grupo. Em seguida, ela deposita a pedrinha em um aquário.Assim sucessivamente.

Ao final, depois que todos expuseram suas opiniões, o aquário com as pedras será usado como item de decoração dentro do lugar de convívio do grupo.

Isso faz com que os participantes sempre se lembrem que é possível, diante das adversidades, pegar as pedras no caminho e construir algo bonito com elas. 

5.Árvore de Natal Personalizada

Essa é específica para o período natalino. De fácil realização, a dinâmica garante a participação e confraternização das pessoas na construção de algo coletivo. 

Com uma árvore de natal sem enfeites instalada na área comum e de convívio coletivo, cada participante é convidado a trazer um enfeite que represente a si mesmo. 

Ao longo do dia, todos devem ir à árvore e colocar o enfeite que trouxeram. Símbolo muito importante nessa época do ano, a árvore representará a construção de algo coletivo. 

6.Minha Foto Especial

Sentimental e emotiva, essa dinâmica acaba sendo muito especial para todos os presentes. De fácil realização, cada participante deve levar no dia apenas uma foto na qual tenha tirado com algum companheiro de trabalho. 

Com as fotos em mãos (para a dinâmica é melhor fotos utilizar fotos reveladas), reúna as pessoas e peça para que cada uma fale sobre a imagem, o que ela significa e o que o momento representou para ela.

Ao final, todos perceberão o quanto são importantes e fundamentais na vida de outra pessoa. 

7.Não pode soltar ninguém

Essa é para testar a capacidade de união entre um grupo de pessoas e fazê-las trabalhar em equipe.

Cada participante deve entrelaçar as mãos (a forma, daí vai da criatividade de cada um) fazendo com que seja necessário a ajuda do outro para a realização de tarefas. 

O aprendizado do trabalho em equipe é uma das atividades mais desafiadoras em um meio social, sobretudo no ambiente corporativo. 

8.Roda da Gratidão e Elogio

Você para e pensa em todas as coisas das quais deve ser grato? Família, conquistas pessoais e no trabalho? A dinâmica começa com as pessoas se organizando em roda, um do lado do outro. 

O próximo passo é começar dizer elogios para os outros participantes, elencando as qualidades e sua importância para as outras pessoas. 

O exercício faz com que todos entendam que ninguém vive sozinho e que todos fazem parte de uma engrenagem, na qual um precisa da ajuda outro para chegar à algum lugar. 

9.Mensageiro Oculto

Por meio de mensagens de amizade, respeito, admiração e carinho, é possível deixar o ambiente de trabalho ou familiar muito mais leve e divertido. 

Para a dinâmica, é necessário o uso de cartões, canetas e brindes, como balas ou chocolates. Durante um dia inteiro, as pessoas devem escrever uma mensagem de amor, paz e esperança no cartão. Feito isso, o responsável por preparar e organizar a dinâmica pendura todos os cartões na árvore de natal. 

Em seguida, cada participante vai até a árvore, escolhe e pega um dos cartões. Assim que ler a mensagem, ele deve adivinhar quem escreveu. Se acertar, o prêmio é um dos doces, mas se errar deve ser paga uma prenda. 

10.Placar da Autoestima

Essa dinâmica é ideal para ser aplicada nas escolas, para os alunos do ensino infantil ao básico. Com o intuito de trabalhar o “elogio ao próximo”, um painel em branco deve ser colocado no centro da escola. 

Durante a última semana de aula, os alunos poderão escrever mensagens de amizade, carinho e elogios que enxergam nos colegas de classe ou em si mesmo. Ao final de uma semana, o painel é retirado e exposto na confraternização de fim de ano entre alunos e professores.

Veja também: 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.