A importância do exercício cardiovascular para o seu corpo
Exercícios cardiovasculares são fundamentais para a saúde do nosso organismo.
Nas academias, é bastante comum vermos pessoas focando em exercícios de fortalecimento muscular e deixando os cardiovasculares de lado. Esteira, bicicleta, escada e outros equipamentos são o que conhecemos como cardio, exercícios aeróbicos que possuem alta importância para a saúde cardiovascular do nosso corpo.
Nesse artigo, mostraremos como você pode fazer um balanço entre musculação e exercícios aeróbicos de forma adequada para melhorar sua saúde.
Benefícios do aeróbico para sua saúde
É fato que a prática de exercícios físicos é fundamental para ter uma saúde melhor e evitar o risco de diversas doenças. Por isso, muitas pessoas vão à academia, porém se esquecem dos exercícios aeróbicos, como esteira e bicicleta, e dão maior importância à musculação.
Contudo, saber dividir bem as duas modalidades de exercício é a forma mais eficiente de garantir saúde e obter os benefícios para o seu corpo.
Musculação ou aeróbico?
Na verdade, é necessário haver uma combinação entre os dois tipos de exercícios, pois ambos trazem benefícios para a saúde. A musculação auxilia na perda de gordura, ganho de massa magra e reduz o risco de obesidade, além de ser benéfica para a saúde óssea.
Por sua vez, o cardio diminui os riscos de pressão alta, diabetes e até câncer, contribuindo também para a saúde do coração e dos pulmões. Portanto, é importante que haja uma junção entre as duas modalidades, uma vez que elas são aliadas na busca de uma vida saudável.
Quanto tempo de cardio fazer?
Uma pesquisa inglesa mostrou que apenas uma hora por semana de exercícios aeróbicos é capaz de reduzir a mortalidade significativamente. Já três horas semanais podem aumentar bastante o potencial desse benefício.
O CDC, órgão de controle de doenças dos Estados Unidos, recomenda 2 horas e meia semanais de exercícios aeróbicos de intensidade mediana.
Complemento com musculação
Outros estudos mostram que unir as duas modalidades de exercícios é o caminho mais eficaz para reduzir a mortalidade. A musculação deve ser realizada, ao menos, duas vezes por semana. Vale ressaltar que o exercício muscular busca a intensidade alta, e não a duração.
Comentários estão fechados.