Entenda como a invalidação na infância pode afetar a vida adulta
A invalidação emocional quando criança pode influenciar negativamente nos relacionamentos quando adulto.
O ato de entender e reconhecer as necessidades, sentimentos, pensamentos, emoções e comportamentos de uma pessoa é conhecido como validação. Essa percepção é baseada na capacidade de se relacionar com outra pessoa e com sua realidade por meio de suas experiências pessoais. Nesse sentido, quando isso não ocorre, principalmente na infância, pode gerar traumas sérios na vida adulta. Por isso, entenda neste artigo como a invalidação na infância pode afetar relacionamentos na vida adulta.
Leia mais: Como lidar com o fim de uma amizade e preservar as boas lembranças?
A invalidação emocional pode causar inseguranças no adulto no futuro!
A invalidação ocorre quando uma pessoa é levada a acreditar que suas necessidades, sentimentos ou experiências emocionalmente traumáticas não importam. Em essência, se uma pessoa é criada para acreditar que a maneira como percebe seu mundo é irracional ou insignificante, essas mensagens podem se generalizar mais tarde para sentimento de insegurança, depressão grave, problemas de confiança em si mesmo ou nos outros e um senso instável de si mesmo, ou seja, da sua identidade.
Os efeitos da invalidação emocional na fase adulta
O desenvolvimento emocional de uma criança, a socialização positiva e o desenvolvimento de uma identidade individual dependem de como seus pais e cuidadores respondem a eles, em vez de somente reagir. A validação moral e consistente dos pais pode ajudar seus filhos a desenvolverem um senso de valor a partir do momento em que eles se sentem vistos e ouvidos.
De acordo com alguns especialistas, os problemas de saúde mental na idade adulta estão associados à invalidação na infância, incluindo um risco aumentado de limítrofe e alterações de personalidade narcisista. Embora o abuso verbal possa ou não ser incluído na invalidação, seus efeitos tendem a ficar por muito tempo na pessoa, e frequentemente os traços formados por essas invalidações afetam negativamente os relacionamentos na fase adulta.
Nesse sentido, existem alguns efeitos principais ao falar de invalidação na infância, como por exemplo, desregulação emocional e falta de segurança (em si e no próximo).
Comentários estão fechados.