Exercício físico e diabetes: Veja a relação entre a prática e a melhoria da qualidade de vida
Alguns minutos de exercício físico por dia podem gerar um efeito revigorante na vida de quem tem diabetes. Saiba mais.
É um consenso entre médicos e especialistas que o exercício físico possui diversas vantagens para uma pessoa com diabetes. Afinal, os exercícios evitam o sobrepeso e garantem a manutenção de todo o organismo. Sem falar que a prática consegue baixar os níveis de glicose, bem como gerar sensação de bem-estar. Por isso, separamos alguns dos principais exercícios para diabéticos que devem ser inseridos na rotina para melhorar a qualidade de vida.
Leia mais: Diabetes pode estar relacionada com sono excessivo?
Diabetes gera cansaço?
Muitas pessoas que desenvolvem a diabetes relatam que a condição os deixou com maior sensação de fadiga. Isso se dá devido ao fato de que os picos de glicose podem impedir que as células recebam a quantidade necessária. Logo, o diabético possui maior chance de sentir-se cansado e pode reconhecer sintomas de esgotamento. Nesse caso, os exercícios físicos podem ajudar no combate à fadiga e gerar maior disposição ao paciente. E, junto aos demais métodos do tratamento, o resultado será muito positivo.
Exercícios para diabéticos
Não existe um tipo de exercício certo para quem possui diabetes. Na verdade, movimentar o corpo de forma geral irá trazer maior qualidade de vida. Contudo, esses exercícios precisam respeitar o limite de cada corpo e devem sempre possuir acompanhamento profissional. Portanto, recorra aos profissionais da educação física para o aconselhamento necessário, verificação da intensidade e ritmo para não gerar desgastes.
Ainda assim, pode-se dizer que os principais exercícios para esse público são os “cardio”. Isso porque esses exercícios conseguem movimentar todo o corpo em ritmo constante e regular e podem variar na intensidade. Portanto, um diabético pode considerar uma corrida no fim do dia, a natação e a bicicleta.
Ademais, os pacientes devem ficar atentos à relação entre a alimentação e a prática esportiva, tendo em vista que um diabético não deve se exercitar em jejum ou sem estar plenamente alimentado. Assim, tenha em mente que o seu corpo não funciona como o corpo de uma pessoa que não possui a doença, e que muitas ocasiões podem gerar maior desgaste para quem é diabético. Sendo assim, enfatizamos mais uma vez a necessidade de consultar médicos, nutricionistas e educadores físicos para um exercício físico saudável.
Comentários estão fechados.