Lista de exercícios sobre angiospermas
Fixação de conteúdo para Botânica com foco nas angiospermas.
As angiospermas são o grupo de plantas que possui indivíduos completos com raiz, caule, folha, flores, frutos e sementes. Esse é o único grupo de plantas em que as sementes são protegidas pelos frutos.
Preparamos uma lista de exercícios sobre angiospermas para que você possa testar seus conhecimentos botânicos sobre esse grupo.
Você pode consultar o gabarito e salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post! Aproveite!
Exercícios sobre angiospermas
a) I- Pedúnculo, II- receptáculo floral, III- cálice, IV- corola, V- pistilos, VI- estames.
b) I- Receptáculo floral, II- pedúnculo, III- cálice, IV- corola, V- estames, VI- carpelo.
c) I- Carpelo, II- estame, III- corola, IV- cálice, V- pistilo, VI- receptáculo floral.
d) I- Pedúnculo, II- receptáculo floral, III- estame, IV- corola, V- carpelo, VI- estame.
e) I- Perigônio, II- perianto, III- cálice, IV- corola, V- estames, VI- carpelo.
a) do ovário.
b) do óvulo fecundado.
c) do zigoto.
d) da parede do epicarpo.
e) da oosfera fecundada.
a) tépalas: conjunto de pétalas de cores diferentes; corola: conjunto de sépalas; gineceu: sistema reprodutor masculino;
b) corola: conjunto de sépalas; cálice: conjunto androceu-gineceu; perianto: conjunto de pétalas;
c) corola: conjunto de sépalas; gineceu: sistema reprodutor masculino; perianto: conjunto androceu-gineceu;
d) cálice: conjunto de pétalas; androceu: sistema reprodutor feminino; perigônio: conjunto de pétalas iguais;
e) cálice: conjunto de sépalas; androceu: sistema reprodutor masculino; gineceu: sistema reprodutor feminino.
I – É independente da água.
II – Fecundação dupla.
III – Endosperma é derivado da união do núcleo gamético com dois núcleos polares.
IV – Endosperma diploide.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as proposições II e III são corretas.
b) Somente as proposições I, III e IV são corretas.
c) Somente as proposições II, III e IV são corretas.
d) Somente as proposições I, II e III são corretas.
a) Os insetos visitam as flores para alimentar-se dos carpelos, o que favorece a fecundação.
b) As aves que se alimentam de frutos carnosos são os principais agentes de polinização dessas espécies.
c) Estames longos favorecem a dispersão dos frutos pelo vento e por insetos.
d) A dispersão dos frutos pela água foi uma conquista das angiospermas mais evoluídas.
e) A interação entre plantas, polinizadores e dispersores de sementes é, em sua maioria, mutualística.
a) material genético de cada genitor em quantidades iguais.
b) somente material genético materno.
c) somente material genético paterno.
d) maior quantidade de material genético materno.
e) maior quantidade de material genético paterno.
a) possui raiz do tipo tubérculo, cheio de reservas nutritivas.
b) é uma gimnosperma, pois não possui flores nem sementes.
c) o açúcar acumulado nas folhas é produzido através da quimiossíntese, processo de síntese sem necessidade de luz.
d) é uma monocotiledônea com caule do tipo colmo cheio, onde acumula material nutritivo.
e) é uma dicotiledônea, possui raiz axial e tuberosa.
I. Os pseudofrutos são tipos de frutos que se desenvolvem de outras partes da flor sem ser o ovário.
II. Chamamos de frutos secos deiscentes aqueles que se abrem espontaneamente quando maduros, como o algodão, a castanha-do-pará, sapucaia, feijão, ervilha, entre tantos outros.
III. Todos os frutos carnosos apresentam somente sementes livres em seu pericarpo, como berinjela, melancia, pepino, uva, etc.
IV. Os frutos partenocárpicos são aqueles que se originam após a fecundação do óvulo.
V. Muitos frutos se adaptaram ao longo de sua evolução e hoje apresentam características que ajudam na disseminação de suas sementes, por exemplo, alguns frutos e sementes apresentam projeções em formas de asas que facilitam o seu transporte pelo vento, outros já possuem apêndices que aderem a pelos e penas de animais, dentre vários outros casos.
Estão corretas:
a) I, II, III, VI e V.
b) I, III e IV.
c) I, II e V.
d) Apenas V.
e) IV e V.
a) os insetos e as angiospermas representam, respectivamente, os dois grupos de maior diversidade dentre os animais e as plantas.
b) as angiospermas representam o único grupo vegetal que forma tubo polínico.
c) os insetos apresentam o corpo dividido em cabeça e abdome.
d) os insetos apresentam sexos separados e são animais vivíparos.
e) as angiospermas formam, após a dupla fecundação, um embrião 3n e um endosperma 2n.
a) O ciclo de vida das gimnospermas e angiospermas se assemelha muito, mas os órgãos reprodutores das gimnospermas são os estróbilos, enquanto nas angiospermas são as flores.
b) As angiospermas são os únicos vegetais que apresentam frutos.
c) As flores das angiospermas podem ser classificadas em completas e incompletas.
d) O processo da autofecundação é extremamente importante para as angiospermas, pois dessa forma elas conseguem manter as mesmas combinações gênicas em suas descendências, garantindo assim a existência da espécie.
e) A polinização das angiospermas pode ser anemófila, entomófila, ornitófila e quiropterófila.
Gabarito
1 — b
2 — a
3 — e
4 — d
5 — e
6 — d
7 — d
8 — c
9 — a
10 — d
Clique aqui para salvar essa lista de exercícios em PDF!
Veja também:
- Lista de exercícios sobre morfologia da folha
- Lista de exercícios sobre flor
- Lista de exercícios sobre Botânica
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.