Golpe da Maioridade

O golpe da maioridade foi uma estratégia criada pelo partido liberal para fazer com que Dom Pedro II assumisse o trono do Brasil aos 14 anos de idade.

0

O que foi o Golpe da Maioridade? Foi uma estratégia criada pelo partido liberal para acabar com o Período Regencial (1831-1840).

De acordo com a Constituição, D. Pedro II assumiria somente em 1843, quando fizesse 18 anos. Entretanto, o governo via como urgente a criação de uma medida que reforçasse o poder do Império.

Os liberais sugeriram antecipar a maioridade de Dom Pedro II, com 14 anos na época. Foi assinado, então, um requerimento por 18 senadores e 40 deputados e encaminhado à D. Pedro, pedindo que o mesmo assumisse o trono.

Com isso, Dom Pedro II optou por assumir o trono imediatamente. Em 23 de julho de 1840 ele é aclamado Imperador do Brasil.

Resumo

O Golpe da Maioridade, também conhecido como Declaração da Maioridade, confiou a Dom Pedro II o cargo de Imperador do Brasil, com apenas 14 anos. Após a abdicação de Dom Pedro I, o país começou a ser governado por regências (1831 a 1840).

No dia 23 de julho de 1840, Dom Pedro II foi declarado maior de idade e, por isso, apto a comandar o Brasil.

O intuito era reconquistar a estabilidade do país que estava marcado pela instabilidade política e social desde o Primeiro Reinado, em 1822.

O Primeiro Reinado se iniciou com a independência do Brasil promovida por Dom Pedro I (pai de Dom Pedro II), que acabou se tornando um imperador centralizador e autoritário.

D. Pedro I se viu obrigado a abrir mão do trono devido ao descontentamento da população com as condições precárias de vida em que se encontrava.

No momento da abdicação, Dom Pedro II tinha apenas 5 anos de idade. Por isso, o país foi governado por regentes que eram representados por grupos políticos liberais e conservadores. Esses grupos representavam e defendiam ideais diferentes.

Nesse momento o país vivia diversas revoltas regenciais como a Sabinada, a Guerra dos Farrapos e a Revolta dos Malês.

Muitos pensavam que a instabilidade vivida pelo país se devia pela falta de uma figura que governasse a nação. Por isso, os liberais defenderam a necessidade de centralizar o poder.

O projeto para antecipar a maioridade de Dom Pedro II avançou. Foi criado o Clube da Maioridade, liderado por Antônio Carlos de Andrada e Silva.

O objetivo era reduzir a maioridade de Dom Pedro II, para que ele assumisse a liderança do país.

D. Pedro II iniciou o Segundo Reinado, que compreendeu de 23 de julho de 1840 a 15 de novembro 1889, momento da Proclamação da República.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.