Hiperonímia: O destaque dos termos abrangentes

A hiperonímia destaca os termos abrangentes e dá origem a ramificações específicas na frase. Para mais informações, confira!

0

A semântica é a área da Língua Portuguesa que estuda o significado das palavras e as relações comunicativas entre emissor e receptor.

Esta área do conhecimento abarca fatos linguísticos relevantes como: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, hiperonímia, hiponímia e outros.

Hoje, adentraremos no estudo da hiperonímia.

O que é hiperonímia?

A hiperonímia é um fato linguístico que destaca os termos abrangentes e dá origem a ramificações específicas na frase.

Este processo estabelece uma relação hierárquica com os termos específicos, pois para o destaque dos termos menos restritos, em geral, os elementos mais abrangentes devem ser frisados precedentemente.

Considerando estas definições, podemos afirmar que a hiperonímia transmite a ideia de um todo; pode expressar os atributos gerais de uma classe e é um recurso coesivo que possibilita o aprofundamento de qualquer temática sem repetições de palavras e/ou expressões.

Além disso, pode atuar tendo as mesmas funções de elementos anafóricos, pois pode referir a um informe, sem a necessidade de o repetir, visto que o uso de termos genéricos têm esta capacidade. A reiteração, um desmembramento da coesão textual, também tem esta função.

Exemplos de hiperonímia

Segue abaixo exemplos de hiperonímia:

“A flora brasileira fascina os turistas e embeleza a imagem do Brasil no exterior.”

“O país está saindo da crise. O aumento do número de empregos formais é um saldo muito positivo.”

“Todo natal meu pai presenteia minha mãe comflores.

“Areligião pode ser um aliado à cura dos traumas e bloqueios emocionais.”

“Os veículos atrapalham a rua na hora do intervalo de almoço.”

“As frutas refrescam as pessoas neste calor do verão.”

“Meu marido ama esportes.”

Analisando os exemplos acima percebe-se que a ideia do todo está sobrepondo a ideia específica.

No segundo exemplo há afirmação que o “país’ está saindo da crise”, porém não especifica qual país. Podemos concluir assim que “país” é o hiperônimo desta frase. Isto se dá com as demais exemplificações também.

Este foi um panorama sobre hiperonímia. Para mais informações sobre este assunto e correlatos, veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.