7 ideias de plano de aula utilizando filmes

Incluir filmes em suas aulas pode ajudar a melhorar o aprendizado. Aprenda maneiras de usar efetivamente filmes em sala de aula.

0

Incluir filmes em suas aulas pode ajudar a melhorar o aprendizado e aumentar o interesse do aluno. Pode fornecer instruções diretas sobre o assunto em questão. Embora existam prós e contras em incluir filmes nos planos de aula, existem maneiras de ajudar a garantir que os filmes escolhidos tenham o impacto de aprendizado desejado.

Se você não conseguir exibir um filme inteiro devido a restrições de tempo ou diretrizes da escola, talvez queira selecionar cenas ou clipes específicos para compartilhar com seus alunos. Para aumentar a compreensão do diálogo particularmente complexo, use o recurso de legenda ao exibir o filme.

Há uma variedade de maneiras eficazes de inserir filmes em suas aulas que reforcem os objetivos de aprendizado.

1 – Crie uma planilha genérica para filmes

Se você planeja exibir filmes regularmente em sala de aula, considere a criação de uma planilha genérica. Ela poderá ser usada em todos os filmes exibidos ao longo do ano. Inclua uma lista de perguntas relevantes para todos os filmes.

  • Qual é o enredo básico?
  • Quem é (são) o/a (s) protagonista (s)?
  • Quem é o antagonista?
  • Faça um breve resumo do filme.
  • Quais são suas impressões sobre o filme?
  • Como o filme se relaciona com o que estamos estudando em sala de aula?
  • Quais são algumas técnicas de cinema que o diretor usa para melhorar a mensagem? (Trilha sonora, Iluminação, Som e Ponto de vista da câmera).

2 – Criar uma planilha específica do filme

Se houver um filme específico que se encaixa bem no seu plano de aula, você pode considerar criar uma planilha específica para esse filme. Assista o filme com antecedência para determinar a sequência de eventos que você deseja que seus alunos observem enquanto assistem.

Inclua informações gerais, como o título do filme e o diretor, bem como perguntas específicas que os alunos devem responder enquanto assistem ao filme. Para garantir que eles estejam observando os aspectos mais importantes do filme, faça uma pausa para permitir que os alunos preencham as respostas.

Certifique-se de incluir espaço na planilha para perguntas abertas sobre os principais pontos do enredo no filme.

3 – Faça seus alunos anotarem

É importante que os alunos aprendam a fazer anotações de maneira eficaz. Antes de instruir seus alunos a fazer anotações durante um filme, ensine-lhes as habilidades apropriadas para anotações.

O benefício subjacente de fazer anotações durante o filme é que os alunos prestarão atenção aos detalhes enquanto decidem o que é importante o suficiente para incluir em suas anotações.

Ao escrever seus pensamentos enquanto assistem ao filme, é mais provável que eles tenham respostas que possam compartilhar mais tarde durante as discussões em sala de aula.

4 – Criar uma planilha de causa e efeito

Uma planilha de causa e efeito pede aos alunos que analisem pontos específicos no filme. Você pode começar com um exemplo, fornecendo-lhes a causa e, em seguida, explicar como isso afetou a história.

Uma planilha básica de causa e efeito pode começar com um evento e incluir um espaço em branco no qual os alunos podem preencher o efeito desse evento.

5 – Comece e pare com a discussão

Com essa ideia de plano de aula , você interrompe o filme em pontos-chave para que os alunos possam responder em classe às perguntas postadas no quadro.

Como alternativa, você pode optar por não preparar as perguntas com antecedência, mas sim permitir que a discussão se desenrole organicamente. Ao parar o filme para discutir, você pode tirar proveito dos momentos de aprendizado que surgem no filme.

Você também pode apontar imprecisões históricas no filme. Para avaliar se esse método é eficaz para sua turma, acompanhe os alunos que participam de cada discussão.

6 – Peça aos alunos que escrevam uma resenha

Outra maneira de ver o quanto seus alunos estão aprendendo com um filme é fazer com que eles escrevam uma resenha de filme. Antes do filme começar, analise os elementos de uma excelente crítica de filmes. Lembre-os de que uma resenha do filme deve incluir uma descrição do filme sem prejudicar o final.

Compartilhe uma seleção de resenhas de filmes bem escritas com a turma. Para garantir que os alunos incluam informações pertinentes em suas revisões, forneça uma lista dos elementos específicos que você espera ver.

7 – Compare e Contraste Filmes ou Cenas

Uma maneira de fazer com que os alunos compreendam melhor uma cena é mostrar diferentes adaptações de filmes do mesmo trabalho. Por exemplo, existem várias adaptações cinematográficas do romance “Frankenstein”.

Você pode perguntar aos alunos sobre a interpretação do texto pelo diretor ou se o conteúdo do livro é representado com precisão no filme.

Se você estiver mostrando diferentes versões de uma cena, como uma cena de uma das peças de Shakespeare, poderá aprofundar a compreensão do aluno fazendo com que ele anote as diferentes interpretações e ofereça explicações para essas diferenças.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.