Já acorda cansado? Siga essas dicas para levantar mais disposto
Cientistas analisaram um grupo de pessoas e concluiu que 4 pontos são essenciais para se ter um descanso verdadeiramente revigorante.
Cientistas fizeram um estudo analisando mais de 800 pessoas, de modo a buscar entender melhor o que é necessário para acordar disposto e revigorado logo pela manhã. A pesquisa utilizou irmãos gêmeos como maioria de voluntários, já que as variações genéticas podem ser desconsideradas, visto que possuem DNA igual. Assim, o foco da pesquisa foi totalmente no efeito das alterações de hábito dos participantes.
A pesquisa foi publicada em artigo no Nature communications. Nela, os participantes se alimentaram de maneira igual, utilizavam uma espécie de relógio para medir a atividade e o sono e um monitor de glicose que registrou os níveis de açúcar na corrente sanguínea após cada refeição. Os voluntários avaliaram, ainda, o quão despertos se sentiam no decorrer do dia. A pesquisa teve a duração de duas semanas.
Por fim, restou demonstrado que quatro pontos determinam como acordamos, continue a leitura para descobrir quais são:
Perfil do sono
A maneira como acordamos está muito relacionada a como dormimos, ou seja, uma pessoa que dorme mais e de maneira mais eficiente vai acordar em um estado de alerta mais claro do que os que dormem menos.
Atividade física
A quantidade de atividade física praticada pelos participantes do estudo influenciou bastante na maneira como acordavam no dia seguinte. Não só quanta atividade foi praticada, mas também em que horário ela foi feita, visto que voluntários que se exercitavam no decorrer do dia tiveram uma noite de sono melhor do que os que se exercitaram à noite. Assim, exercícios físicos também são um ponto importante para se acordar mais atento.
Café da manhã
Uma das principais refeições do dia, o café da manhã tem um papel muito importante nesse período do dia. Segundo a pesquisa, os que consumiram mais proteínas se sentiram ainda sonolentos e pouco atentos, enquanto os que consumiram mais carboidratos estavam em um estado de alerta mais claro. É importante ressaltar que as refeições feitas pelos voluntários tinham a mesma quantidade de calorias, alterando apenas o conteúdo nutricional das refeições.
Nível de açúcar no sangue
Maior nível de açúcar no sangue também foi relacionado a uma menor disposição e maior dificuldade para permanecer em estado de alerta pela manhã.
Comentários estão fechados.