Tudo sobre Jiu-Jitsu

Conheça o estilo de luta Jiu-Jitsu que permite que uma pessoa pequena e mais fraca consiga subjugar oponentes muito maiores e mais fortes.

0

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial baseada na habilidade de controlar o oponente através de técnicas que o forçam a se submeter. É um estilo de luta que se orgulha de ser conhecido como a “arte suave”, permitindo que uma pessoa pequena e mais fraca consiga se defender contra um adversário maior. Com origens no judô, essa arte tem sido adaptada e modificada por Carlos Gracie e sua família para se tornar a arte marcial que é hoje.

A popularidade do Jiu-Jitsu (BJJ) tem crescido constantemente ao longo dos anos, graças ao crescente público de MMA. Os jargões típicos do Jiu-Jitsu, como “mata-leão”, “armlock” e “guarda”, até se tornaram um vocabulário comum, mesmo entre os não-praticantes.

As técnicas que você aprende no Jiu-jitsu, se concentram em levar seu oponente ao chão e mantê-lo lá. Isso permite que você ataque ou entre em uma posição mais dominante. Isso lhe dá a vantagem em todos os momentos em uma situação de autodefesa da vida real.

Qualquer pessoa consegue praticar a “arte suave”. Mulheres, homens e até crianças podem aprender o Jiu-Jitsu. Por ser uma arte projetada para um praticante menor e mais fraco subjugar oponentes muito maiores e mais fortes, praticamente qualquer pessoa de qualquer tamanho, idade ou sexo pode se dar bem nesse tipo de luta.

Um dos maiores benefícios do Jiu-Jitsu é a alteração do corpo, sem que você perceba. Você se torna tão focado em aprender novas técnicas, você não percebe quanto peso você perdeu ou quanta flexibilidade você ganhou no processo.

Um detalhe interessante é que todos os principais lutadores de MMA têm algo em comum: um faixa-preta no Jiu-Jitsu. Qualquer um que tenha uma base sólida no Jiu-Jitsu tem vantagem quando a luta atingir o solo.

Golpes

Queda: Técnica usada para levar o oponente ao chão;
Joelho na Barriga: Técnica usada quando o lutador que está por cima posiciona o joelho na barriga do adversário, dominando a luta.
Mata-leão: Técnica de estrangulamento onde se passa um braço por baixo do queixo do adversário enquanto segura-se no bíceps do outro braço.

Faixas

As cores das faixas no Jiu-Jitsu servem como um sistema de graduação. As faixas mostram o processo de evolução de um praticante. Além disso, este método facilita o ensino da luta e a divisão dos competidores em campeonatos.

Faixas de Jiu-Jitsu
Faixas de Jiu-Jitsu

De acordo com dados da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, o processo de graduação para praticantes de diferentes faixas etárias é diferente. Este sistema foi criado para tornar o esporte mais estimulante e atrativo, fazendo com que se tenha graduações mais frequentes.

Faixas de praticantes entre 04 e 15 anos

  1. Branca
  2. Cinza e branca
  3. Cinza
  4. Cinza e preta
  5. Amarela e branca
  6. Amarela
  7. Amarela e preta
  8. Laranja e branca
  9. Laranja
  10. Laranja e preta
  11. Verde e branca
  12. Verde
  13. Verde e preta

Faixas de praticantes a partir dos 16 anos

  1. Branca
  2. Azul
  3. Roxa
  4. Marrom
  5. Preta
  6. Vermelha e preta
  7. Vermelha e branca
  8. Vermelha

Regras

De acordo com o manual de regras da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro:

As lutas serão decididas por uma das seguintes formas: Desistência, Interrupção, Desclassificação, Perda dos sentidos, Contagem do placar, Decisão do árbitro ou Sorteio.
As posições de pontuação em campeonatos são: Queda (2 pontos), Passagem de guarda (3 pontos), Joelho na barriga (2 pontos), Montada e Montada pelas costas (4 pontos), Pegada pelas costas (4 pontos) e Raspagem (2 pontos).

Os kimonos devem ser confeccionados em algodão ou tecido similar. O material não deverá ser muito espesso ou duro de modo a impedir que o oponente faça a pegada. Nas categorias juvenil, adulto e master é obrigatório o uso de kimono trançado.

Mais informações sobre regras, golpes e como funciona a lendária arte do Jiu-Jitsu podem ser conferidas no site da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.