Labirintite – O que é, sintomas, cura, o que causa, como tratar
Apesar de ser uma doença comum, ainda há falta de conhecimento e dúvidas a respeito da labirintite. Saiba mais sobre essa doença.
Labirintite é o termo mais comum usado para designar a labirintopatia, uma afecção que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição.
É resultado de um processo inflamatório ou infeccioso que afeta o labirinto, estrutura interna do ouvido que auxilia na audição e orientação do corpo humano.
Sintomas de labirintite
O principal sintoma da labirintite é a “tontura giratória”, que pode vir acompanhada dos seguintes sintomas:
- Náuseas e vômito;
- Sudorese;
- Alterações gastrointestinais;
- Perda de audição;
- Desequilíbrio;
- zumbidos no ouvido;
- Audição diminuída;
- Queda de cabelo.
O que causa labirintite
Ela pode ser causada por infecção por bactéria, vírus, lesão na cabeça, alergia ou reação a um determinado medicamento. Quando causada por uma bactéria, costuma ter origem em outras doenças, como a otite média (inflamação do ouvido médio) ou a meningite (inflamação das membranas do sistema nervoso central).
Esse tipo de infecção pode aparecer em pessoas de todas as idades, porém, é mais comum em pessoas de 40 e 50 anos, em decorrência das alterações metabólicas do organismo, e pode ser causada por uma série de motivos.
A fase aguda da doença pode durar de minutos ou horas a dias conforme a intensidade da crise. Pode ser desencadeada, ainda, por gripes e resfriados.
Qualquer um dos sintomas devem ser reparados com precaução e deve ser feita uma visita ao médico.
Diagnóstico
Os médicos especialistas que podem diagnosticar labirintite são otorrinolaringologista e clínico geral, podendo diagnosticar a doença a partir de perguntas que serão feitas a respeito dos sintomas do paciente.
Por vezes, o profissional poderá fazer exames físicos e neurológico completos para realizar o diagnóstico. Se houver suspeitas de que outras doenças estejam causando tais sintomas, o médico pode pedir exames específicos, a fim de eliminar a suspeita sobre outros distúrbios.
Fatores de risco
Alguns fatores podem aumentar a chance de uma pessoa desenvolver a labirintite, são eles:
- Ter acima de 40 ou 50 anos;
- Hipoglicemia;
- Colesterol alto;
- Hipertensão;
- Diabetes;
- Triglicérides;
- Otite;
- Consumo exacerbado de álcool;
- Tabagismo;
- Altas taxas de ácido úrico;
- Má alimentação.
Tratamento e cura
O tratamento da labirintite depende da causa da doença, mas provavelmente serão utilizados medicamentos para tratar os sintomas e reduzir o processo inflamatório ou infeccioso.
A recuperação da labirintite aguda geralmente leva de uma a seis semanas. Entretanto, pode acontecer de alguns sintomas residuais permanecerem por até dois anos e, em alguns poucos casos, o problema se torna crônico por toda a vida.
Prevenção
A mudança no estilo de vida é fundamental para evitar as crises, levando uma vida mais saudável, ingerindo menos álcool, não fumar, controlar os níveis de colesterol e triglicérides e praticar atividades físicas.
Veja também: Amigdalite – O que é, causas, sintomas, tratamentos
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.