Mito ou verdade: toda abelha morre após picar alguém

Existem mais de 20 mil espécies de abelhas, será que todas elas morrem depois que picam?

A informação que as abelhas morrem quando picam alguém é muito conhecida, mas você já parou para pensar se isso é realmente verdade? Já adiantamos que não, nem toda abelha morre após picar. Continue a leitura para compreender melhor qual a verdade por trás desse mito tão comum e porquê algumas abelhas de fato falecem quando atacam alguém.

Leia mais: Como espantar os mosquitos da sua casa: 4 maneiras bem simples

Por que algumas espécies de abelhas morrem após picar?

A explicação está na anatomia do ferrão dessas abelhas, que é farpado e, por isso, fica preso na pele da vítima, bombeando veneno. Você pode se perguntar “ok, mas qual é o problema disso?”, a questão é que conforme o ferrão se desprende do corpo da abelha, órgãos vitais, como o intestino, por exemplo, também são puxados e separados delas.

A abelha é capaz de sobreviver algumas horas depois da picada, no entanto, a perda de fluido e falência de órgãos internos acaba fazendo com que ela não resista e faleça. Interessante, não é? Agora você entendeu de onde saiu o mito de que toda abelha morre depois da picada. Porém, veja abaixo por que isso não é uma verdade válida para todas as espécies desse inseto.

Nem todas as abelhas morrem quando picam alguém

Existem mais de 20 mil espécies de abelhas, desse modo, elas podem ter ferrões variados, bem como diferentes formas de ataque, enquanto algumas nem sequer conseguem picar. Inclusive, saiba que há por volta de 500 espécies de abelhas que não possuem ferrão. Por essa razão, a ideia de que toda abelha morre após picar já é, por si só, um grande mito generalizado.

Curiosidade: como as abelhas que não possuem ferrão se defendem?

As espécies sem ferrão fazem o possível para se proteger. Dessa forma, umas mordem, outras se enrolam nos pelos ou entram em órgãos como ouvidos, nariz e olhos. Outra curiosidade é que uma espécie de abelha conhecida popularmente como “caga-fogo” libera uma secreção que queima a pele quando entra em contato com o suor.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More