Movimento manguebeat

O movimento manguebeat nasceu no Recife a partir da idealização de mesclar ritmos da cultura tradicional com a cultura pop.

O movimento manguebeat nasceu em Recife, capital de Pernambuco, em 1991. O principal objetivo deste movimento de contracultura era denunciar os problemas sociais vividos pelos pernambucanos por meio de uma renovação cultural marcada pela mistura de elementos da cultura regional com a cultura pop.

Além da adoção de ritmos provenientes da cultura tradicional e estrangeira, o manguebeat adotou vestimentas características, como o chapéu de palha, marca da cultura pernambucana, e as camisas estampadas, colares coloridos, tênis e óculos escuros para representar a cultura pop.

Movimento Manguebeat
Vestuário dos integrantes do movimento manguebeat. Na imagem, Chico Science.

O intuito era construir uma produção chamativa para os integrantes.

Criadores do manguebeat

Os principais artistas que criaram o manguebeat foram:

  • Chico Science
  • Mabuse
  • Fred Zero Quatro
  • Héder Aragão
  • Renato L

Além deles, podemos citar Gilmar Bola 8, Lúcio Maia, Otto, Jorge du Peixe, Gustavo da Lua, Toca Ogan, Pupilo, entre outros.

Origem do movimento manguebeat

Manguebeat é uma palavra que resulta da junção do termo mangue, um ecossistema presente no Nordeste do Brasil, com a palavra inglesa beat, que significa “batida”.

O caranguejo, animal típico dos manguezais, é o símbolo do manguebeat. Em algumas regiões que possuem mangues, a captura e venda desse animal é a principal atividade econômica dos moradores.

O principal manifesto do manguebeat é intitulado Caranguejos com cérebro e foi escrito por Fred Zero Quatro, compositor e cantor brasileiro.

Para Fred Zero Quatro, Recife estava entrando em declínio em termos culturais e econômicos. Para resolver tal problema, era preciso dar vida à cidade, misturando o tradicional com o moderno.

Em termos regionais, as principais influências do manguebeat foram Ariano Suassuna, Jackson do Pandeiro, Quinteto Armorial e Josué de Castro.

Bandas do movimento manguebeat

As principais bandas que iniciaram o movimento manguebeat foram:

  • Chico Science e Nação Zumbi, comandada por Chico Science;
  • Mundo Livre S/A, liderada por Fred Zero Quatro.

Ambos os líderes, principalmente Chico Science, demonstraram grande performance no que diz respeito à junção das tradições culturais do Nordeste com a cultura pop.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More