Serotonina

Hormônio neurotransmissor que provoca sensação de bem-estar!

A serotonina é conhecida popularmente como o hormônio da felicidade. Ela é um neurotransmissor produzido pelo sistema nervoso central.

Esse hormônio é produzido através do aminoácido triptofano e está presente em grande quantidade no trato gastrointestinal e em pequena quantidade nas plaquetas que fazem parte da circulação sanguínea.

Função da serotonina

A serotonina atua sobre todo o corpo e influencia tanto as emoções quanto as atividades motoras. Ela é conhecida como um estabilizador natural do humor, além disso, também regula o sono, o apetite e melhora a digestão.

A presença da serotonina inibi sensações negativas como agressividade, raiva, mau humor e vômito.

Quando a serotonina está presente em níveis normais, de 101 a 283 nanogramas por mililitro (ng/mL), ela proporciona sensação de bem-estar, felicidade, calma, foco e estabilidade emocional.

A falta ou deficiência da produção de serotonina pode ocasionar problemas, despertar a ira do indivíduo, sensação de mal-estar crônico, além de sintomas de ansiedade e depressão.

Níveis elevados de serotonina também não são benéficos. Nesse caso pode ocorrer perda da libido e aumento dos casos de osteoporose e desenvolvimento de tumores no intestino delgado, apêndice, cólon e brônquios.

Estimuladores naturais da produção de serotonina

De acordo com o trabalho How to increase serotonin in the human brain without drugs, publicado pelo Journal of Psychiatry and Neuroscience, algumas situações podem estimular a produção de serotonina, como:

  • Luz do Sol
  • Prática regular de exercícios físicos
  • Dieta saudável
  • Meditação

Uso medicinal da serotonina

A serotonina é utilizada na fórmula de muitos medicamentos antidepressivos por ser um neurotransmissor que eleva o bom humor, o bem-estar e a vitalidade do indivíduo.

Esses medicamentos são indicados por médicos para tratamentos de transtornos psicológicos emocionais e também para tratamentos de obesidade, já que a serotonina promove sensação de saciedade.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More