Novo estudo comprova que excesso de sódio no cérebro causa hipertensão

O excesso da substância no cérebro altera o funcionamento de uma região importante do sistema nervoso.

A hipertensão é uma condição médica comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Sendo assim, ela se torna uma das principais causas de doenças cardíacas, derrame cerebral e outras condições graves.

Embora diversos fatores sejam responsáveis por essa condição, um estudo recente sugere que o acúmulo de sódio no cérebro pode ser uma das causas da hipertensão.

Excesso de sódio no cérebro está diretamente ligado à hipertensão

Com o objetivo de estudar o comportamento da pressão arterial mediante o alto consumo de sódio, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP produziram um estudo.

De acordo com a pesquisa, o acúmulo de sódio no cérebro pode levar a um aumento da atividade do sistema nervoso simpático (SNS), responsável por controlar a pressão arterial.

  • Processo do estudo

O estudo realizou testes em animais nos quais houve o consumo de sal em excesso por parte deles. Nesse contexto, foi possível perceber que houve um pico significativo da pressão arterial enquanto o sódio estava presente em seu cérebro.

Além disso, os pesquisadores observaram que a remoção do excesso de sódio do cérebro dos ratos reduziu a pressão arterial.

  • Por que isso acontece?

Isso ocorre porque o sódio age como um íon que transporta uma carga elétrica, e, quando há excesso dessa substância no cérebro, as células nervosas presentes na região ficam mais ativas. Com isso, a agitação dessas células acaba aumentando a atividade do SNS e, consequentemente, o nível da pressão arterial..

  • Ainda é preciso realizar mais pesquisas

No entanto, os pesquisadores destacam que ainda é preciso realizar mais estudos para entender melhor essa relação entre o acúmulo de sódio no cérebro e a hipertensão arterial em humanos.

  • Outros fatores que causam hipertensão

Como dito anteriormente, a hipertensão pode ocorrer através de diversos fatores, fazendo com que o excesso de sódio no cérebro seja mais um entre muitos. Sedentarismo, consumo excessivo de álcool e sal, histórico familiar, idade, tabagismo e até mesmo estresse são exemplos do que pode causar hipertensão.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.