O consumo excessivo de cafeína impacta negativamente o seu dia-a-dia
Para muitas pessoas, começar o dia com uma xícara de café é indispensável, mas você conhece os impactos negativos que o consumo diário de cafeína tem na sua rotina?
Enquanto muitas pessoas bebem cafeína para “acordar” e manter-se em alerta, seu consumo em excesso pode impactar negativamente sua rotina, levando a inúmeros efeitos colaterais. Os efeitos da cafeína são medidos por sua meia-vida que varia de 5-7 horas. A cafeína é uma substância estimulante pertencente ao grupo das xantinas, sendo o café a principal fonte de consumo desta substância. Algumas folhas de chá também possuem cafeína, assim como o cacau e a erva-mate. Acompanhe a leitura para saber mais sobre os impactos dessa bebida.
Leia mais: Entenda por que o café se tornou a principal bebida da manhã
Possíveis consequências do consumo de café
O consumo diário recomendado é de 400 mg, o equivalente a 4 xícaras de café. Confira abaixo alguns sintomas que sinalizam que o seu consumo diário de cafeína está acima do recomendado:
Taquicardia
A cafeína possui diversos efeitos no sistema nervoso central e o seu consumo induz a secreção de cortisol, que é o principal hormônio do estresse do corpo. Uma súbita descarga desse hormônio faz sua pressão arterial subir e o coração bater mais rápido. O aumento da frequência cardíaca ocorre rapidamente após o consumo de cafeína, em até 15 minutos, e pode demorar até 6 horas para voltar ao normal.
Ansiedade
O efeito estimulante da cafeína pode aumentar sua energia ou melhorar seu estado de alerta sem efeitos adversos quando o consumo é moderado, porém sua ingestão acima do consumo diário recomendado pode induzir ou intensificar sintomas de ansiedade como irritabilidade, inquietação, tontura, náuseas e dor de cabeça.
Problemas digestivos
A cafeína aumenta a motilidade e contração muscular do trato gastrointestinal, facilitando a evacuação. Contudo, ela também é um diurético conhecido e, se você não tomar cuidado, pode causar desidratação.
O consumo de cafeína aumenta o fluxo sanguíneo para os rins, provocando um aumento na produção de urina que pode levar à desidratação, resultando em constipação.
Devido a sua acidez, a cafeína estimula a secreção de suco gástrico podendo causar irritação intestinal e problemas digestivos, além do mais, seu consumo em excesso tem sido associado a úlceras e gastrite.
Insônia
Estudos demonstram que a cafeína interfere no ciclo circadiano. Seu consumo reduz o tempo de sono, a eficiência e os níveis de satisfação.
O sono interrompido pela cafeína pode levar à privação do sono no dia seguinte, que se caracteriza pela fadiga e problemas de aprendizagem, memória, resolução de problemas, e regulação das emoções.
Se você identificar alguns dos sintomas citados, é recomendável limitar o consumo de bebidas contendo cafeína. As versões descafeinadas de chás e cafés podem ser uma alternativa para reduzir a sua ingestão.
Comentários estão fechados.