O que é a trufa negra e por que ela é tão utilizada na alta gastronomia?
As trufas negras são iguarias muito comuns na alta gastronomia, ela é a queridinha dos renomados chefs de cozinha e são caracterizadas como muito saborosas. Confira agora o que é a trufa negra e o motivo pelo qual ela é tão utilizada na alta gastronomia.
Você com certeza já viu muitos famosos postando em suas redes sociais pratos com a famosa trufa negra, não é mesmo? E outra questão interessante a ser observada, é que elas só estão presentes em restaurantes renomados e de maior custo. Por isso, hoje você verá o que é a trufa negra e por que ela é tão utilizada na alta gastronomia.
Então confira abaixo essas curiosidades para ficar por dentro do assunto, quando ver o nome dessa iguaria rolando por aí.
Leia mais: 10 Comidas típicas da Austrália – Conheça a culinária do país
O que é a trufa negra?
A trufa negra ou “diamante negro” da culinária, pertence à família dos fungos e é considerada uma parente do famoso cogumelo. Uma informação importante sobre as trufas, é que elas são alimentos ricos em água e nutrientes, sendo a água responsável por ocupar 90% de sua composição, enquanto os outros nutrientes ocupam os 10%.
Ela pode ser encontrada no sul da Europa e seus apreciadores possuem predileção pela variedade périgord que nasce no território francês. Normalmente, as trufas negras são encontradas próximas a aveleiras, cerejeiras e raízes de Carvalho.
Trufa negra na alta gastronomia
Essa iguaria se destaca pelo seu aroma e fragrância fortes e tem um sabor terroso que se destaca. Uma curiosidade interessante é que o sabor possui a característica umami, que é o quinto gosto básico do paladar.
Na culinária, ela deve ser utilizada sempre fresca, já que possui vida útil curta, durando apenas algumas semanas, e nas receitas possui o poder de amplificar o sabor dos alimentos, por isso tem o seu custo elevado.
A trufa negra pode ser utilizada através do óleo de trufas, combinando com as saladas ou carnes, fatias finas que complementam pratos como frango, ovo, massas e arroz, ou até mesmo pode ser usada para produzir a famosa manteiga de trufas que casa muito bem com vários alimentos.
Comentários estão fechados.