Os antibióticos são compostos naturais ou sintéticos que possuem a capacidade de interferir no ciclo de vida das bactérias, inibindo seu crescimento ou causando a morte delas.
Eles podem ser classificados de acordo com sua função:
- Bactericidas: causam a morte das bactérias.
- Bacteriostáticos: inibem o crescimento da colônia de bactérias.
Com a atuação dos antibióticos, o sistema imunológico consegue atuar com maior precisão para combater as bactérias que estão causando o processo infeccioso.
Esse medicamento é ineficaz contra infecções causadas por vírus e fungos, mas em alguns casos pode ser usado para tentar controlar os sintomas da infecção.
Os antibióticos devem ser tomados sempre com prescrição médica e seguindo todas as recomendações de dosagem e horários.
Isso deve acontecer para que não haja o surgimento de superbactérias que se tornam resistentes aos antibióticos, podendo tornar as infecções muito graves.
História dos antibióticos
A descoberta dos antibióticos se deu através de um erro do pesquisador Alexander Fleming, em 1928. Ele entrou de férias e esqueceu uma placa contendo o fungo Staphylococcus aureus em cima da mesa.
Quando ele voltou, as placas estavam repletas de fungos que possuíam um halo transparente ao redor que parecia ser resultante da lise de bactérias.
Fleming coletou esse fungo, fez alguns experimentos e constatou que ele era capaz de matar as bactérias.
O fungo foi identificado como Penicillium e deu origem ao primeiro antibiótico, chamado penicilina, que revolucionou a medicina.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.