O que é bugar? Entenda o significado e origem da gíria

Apesar do termo ser historicamente ligado à tecnologia, a expressão bugar também é utilizada fora da internet.

O que é bugar? A expressão “bugar” tem origem na palavra em inglês bug, que na informática significa falha. A gíria é usada para se referir a algo que não está funcionando naquele instante. Por conta dessa característica, o termo passou a ser usado para manifestar confusão ou esquecimento momentâneo de alguma pessoa.

Antes de se tornar popular fora das redes, a expressão já era bastante usada por jogadores na internet. Os gamers utilizavam a gíria quando acontecia algum problema nas máquinas (computadores ou consoles), como travar ou simplesmente parar de funcionar sem motivo aparente.

Atualmente, é muito comum ouvir os derivados da expressão, como “bugado” ou “buguei”. A gíria é bastante popular e aparece constantemente no vocabulário das pessoas na internet e fora dela. Confira alguns exemplos de frases:

Nossa, fala de novo. Eu buguei!
Precisei sair do jogo porque ele bugou.
Essa matéria é muito confusa. Está bugando minha mente!

Origem do termo bugar

Na tradução literal do inglês, a palavra bug significa inseto. Entretanto, como vimos anteriormente, o termo é utilizado na informática para expressar algo que não está funcionando direito.

Alguns historiadores defendem que a palavra bug ganhou esse sentido por conta do fonógrafo de Thomas Edison. O aparelho apresentou falhas causadas por insetos em 1878.

No entanto, foi em 1946 que o termo ganhou uma definição mais forte. A luminosidade do primeiro computador acabou atraindo diversos insetos que provocaram um curto-circuito na placa do aparelho. A partir do acontecimento, o significado acabou sendo adotado no vocabulário relacionado à tecnologia.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More