O que significa maktub?

Maktub é uma palavra de origem árabe e significa "já estava escrito", "tinha que acontecer". Há momentos que o termo é usado como sinônimo de destino.


A palavra maktub é popular em todo o mundo. Algumas pessoas, inclusive, a tatuam no próprio corpo por conta do seu significado importante.

Mas você sabe o que significa maktub? Vamos partir da origem do termo para compreender melhor.

Maktub é um termo de origem árabe cujo significado é “já estava escrito” ou “isso tinha que acontecer”.

Em outras palavras, a expressão seria uma espécie de conforto para aqueles que enfrentam dias difíceis no cotidiano e precisam compreender que as coisas tinham de ser do jeito que são, sem ter como o ser humano influenciar nos resultados.

Inclusive, nos casos de angústia e tristeza, é possível se apegar à energia do maktub.

A etimologia de Maktub

Na perspectiva etimológica, maktub é um vocábulo associado à palavra kitab, que designa “livro” em árabe.

O termo aponta a face fatalista do indivíduo que acredita no Islamismo e, assim, se sujeita aos desejos de Alá.

Maktub e o livre-arbítrio

Nem todos gostam da descrição de maktub, isso porque pensam que ela extingue todos os caminhos do livre-arbítrio.

Contudo, o destino não cria limites para que as pessoas possam tomar as suas próprias decisões conforme o que acreditem ser correto. Mas, ele demonstra que independente do que se façam, as coisas acontecerão como tiver de ser.

Assim, não adianta tentar mudar a sua trajetória, pois o destino já está traçado. Desse modo, só resta seguir a trilha da vida do melhor modo e aproveitar cada instante.

Se de um lado há os que se apegam fielmente a linha de pensamento do maktub, por outro têm os que a acham extremamente conformista. As pessoas críticas ao maktub veem apenas o lado negativo da expressão, pois ao acreditar no destino estaria anulando as consequências das escolhas feitas.

Além disso, ao confiar na teoria, há uma certeza na vida, já que independente do que acontecer o caminho estará traçado.

Outra curiosidade é que maktub pode ser empregue como sinônimo de “destino”, tendo em vista que assume papel semelhante na existência.

Livro Maktub

Livro Maktub, de Paulo Coelho

O livro Maktub é de autoria de Paulo Coelho. A obra consiste no acoplado de crônicas coletadas entre 1993 e 1994, na Folha de São Paulo, pelo escritor e jornalista Paulo Coelho.

O produto final possui parábolas e textos de diferentes autores cuja temática central é “o universo conspira a nosso favor” e, em alguns casos, “nós conspiramos contra nós mesmos”.

Outra obra, de Malba Tahan, de 1935, possui a mesma nomenclatura (pseudônimo do escritor brasileiro Júlio Cesar de Melo e Souza). Ela contém uma coletânea de contos orientais, que incentiva o crescimento e a evolução.

Livro Maktub, de Malba Tahan

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More