Você já ouviu falar de método? Saiba o que é a metodologia!
A metodologia é o meio utilizado para se alcançar determinado objetivo, seguindo para isso critérios e regras pré-determinadas.
Para escrever um texto, estudar para uma prova, resolver um problema ou até mesmo fazer um bolo é necessário seguir um método. Se organizar, adotar medidas eficientes com o intuito de alcançar um resultado positivo são alguns dos passos presentes no campo da metodologia.
O conceito de metodologia
O termo metodologia é derivado de método, do latim “methodus”, cujo significado representa o caminho ou a via para a concretização de algo. Método é, portanto, o meio pelo qual se percorre para alcançar um determinado fim ou a condição fornecida para se chegar a respectivo conhecimento.
Dentro da área do ensino, a metodologia é a ciência que estuda os métodos os quais ela mesmo recorre. Ou seja, ela estabelece métodos de investigação, pesquisa e estudo para alcançar o objetivo, tudo isso partindo de um problema e buscando a sua solução.
Nesse sentido, a metodologia se constitui da reflexão entre métodos lógicos e científicos.
A princípio, a metodologia era tida como parte da lógica que se focava nas múltiplas modalidades de pensamento e em sua aplicação. Depois, essa percepção passou a ser desconstituída, tendo em vista que os métodos possuem aplicabilidade em distintas áreas do saber.
Caracterização
Cada campo do saber possui uma metodologia própria. Portanto, a metodologia de ensino é designada como diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem.
No cenário brasileiro, os mais empregados são:
- O método tradicional (ensino conteudista);
- O método construtivo (criado por Piaget);
- O método sociointeracionismo (criado por Vygotsky);
- O método montessoriano (criado por Maria Montessori).
A metodologia se caracteriza, também, quanto ao tipo de sua natureza, podendo ser de caráter qualitativo ou quantitativo.
Na pesquisa qualitativa, a subjetividade e a interpretação do pesquisador interessam na exposição e análise dos conceitos e ideias; já a pesquisa quantitativa sustenta a argumentação com base em números de estatísticas, usando geralmente tabelas e gráficos.
Além dessas, há a pesquisa quali-quanti, que nada mais é do que a combinação entre a abordagem qualitativa com a quantitativa.
Metodologia e trabalho científico
Em um artigo científico, no trabalho de conclusão de curso, na escrita de uma pesquisa de faculdade ou até mesmo da escola tem se exigido a aplicabilidade das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Empregada para delimitar a ordem e normatização dos trabalhos, a ABNT diz sobre formas de citação, disposição dos parágrafos, numeração de páginas, formatação, referências e outros elementos que compõem um estudo.
Nesse contexto, a pesquisa se estrutura com um problema (questão que a norteia), os objetivos (geral e específicos), a metodologia (método empregado), justificativa, referencial teórico e o desenvolvimento (estruturação das ideias).
Estruturada em capítulos, que englobam a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, suas ideias são postas no papel e delineadas por meio do método científico.
Talvez isso possa te ajudar:
- O que é bibliografia?
- Dicas essenciais para fazer um bom TCC
- Saiba como formatar textos acadêmicos que seguem as normas da ABNT
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.