OMS – Organização Mundial da Saúde

A OMS é um órgão que visa a garantia de uma saúde de qualidade a toda a população mundial.


OMS é a sigla utilizada para se referir à Organização Mundial da Saúde. Fundada no mês de abril de 1948, a OMS é um órgão subordinado à Organização das Nações Unidas (ONU).

Após a Primeira Guerra Mundial, a Liga das Nações criou o Comitê de Higiene, responsável pelo surgimento da OMS.

É seu papel garantir o máximo nível de saúde de toda a população do mundo. De acordo com o documento que a regula, a palavra saúde envolve o bem-estar mental, físico e social.

Sua sede se localiza na cidade de Genebra, na Suíça.

História da OMS

Fundada no dia 7 de abril de 1948, o Dia Mundial da Saúde, a OMS objetiva garantir a saúde da população.

Coordena o controle de surtos de doenças e financia programas visando a prevenção das mesmas. Além disso, ela apoia a fabricação e distribuição de vacinas e medicamentos para a cura de enfermidades.

Em 1980, a OMS declarou que a varíola foi erradicada, depois de duas décadas de luta contra a doença, se tornando a primeira doença erradicada pelo ser humano na história da humanidade.

A Organização Mundial da Saúde publica com frequência o Relatório Mundial da Saúde, que avalia a saúde global por meio de análises de especialistas.

Além disso, ela promove várias campanhas de saúde e desenvolve pesquisas relativas a doenças transmissíveis, não transmissíveis e tropicais, além de estudos em outras áreas da saúde.

Estrutura da OMS

A OMS é integrada por 194 Estados-membros que escolhem as delegações responsáveis pela Assembleia Geral da Saúde Mundial, corpo decisor supremo.

A Assembleia Geral se reúne anualmente no mês de maio, momento em que é feita a escolha do diretor-geral, a cada cinco anos.

Nessa reunião são examinadas as políticas de financiamento da OMS, assim como são aprovados os orçamentos sugeridos.

A Organização Mundial da Saúde é financiada por meio de auxílios de doadores e dos Estados-membros.

Saiba mais em: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More