Palavras de origem africana na língua portuguesa
Veja alguns exemplos de palavras com origens e sentidos ligados à influência africana no Brasil.
Que o Brasil é uma nação formada por pessoas de vários cantos do mundo todos já sabem, mas você percebe como isso influencia o cotidiano? Uma marca clara de como um povo foi constituído é o idioma, que é muito além de um conjunto de palavras. A língua é a junção de sentidos, histórias e, muitas vezes, um sinal de resistência.
A língua portuguesa não é diferente e possui muitos traços culturais e históricos, sendo um deles a influência africana. Muitos dialetos africanos foram introduzidos no país com a vinda forçada de pessoas nativas do continente africano para trabalhar no regime escravagista.
Como tática de repressão, os senhores de engenho proibiam a conversação nos dialetos africanos, e, assim, muita cultura se perdeu com o tempo. No entanto, é possível encontrar palavras de origem africana utilizadas até hoje. Essa perpetuação do vocabulário tornou-se um ato de resistência, impedindo que a presença africana seja silenciada.
Palavras de origem africana
1 — Abadá
A palavra abadá tem origem na língua iorubá e se refere às túnicas ou batas brancas usadas em cerimônias religiosas. Porém, atualmente, é o termo usado para a camiseta adquirida durante o Carnaval.
2 — Axé
De acordo com o iorubá, asé, o termo significa poder ou energia vital presente em todos os seres vivos e no universo.
3 — Cachaça
Aguardente de cana-de-açúcar, feita por meio de fermentação e destilação. A palavra se originou na língua quicongo, do grupo banto, representado atualmente no Congo, Angola e Moçambique.
A colheita da cana-de-açúcar foi uma das atividades econômicas mais presentes na escravidão brasileira.
4 — Cachimbo
Instrumento utilizado para fumar, geralmente, tabaco. A palavra deriva do termo kixima, do quimbundo, uma das línguas bantas mais faladas em Angola.
5 — Caçula
Do quimbundo kazuli, significa o último ou o mais novo da família.
6 — Cafuné
Cafuné deriva do quimbundo e significa acariciar ou coçar a cabeça de alguém.
7 — Candomblé
O candomblé é a religião de matriz africana mais praticada no Brasil e se originou do termo quimbundo candombe, que significa dança com atabaques, com o termo iorubá ilé ou ilê, que significa casa. Logo, nasceu o termo do significado casa de dança com atabaques.
8 — Cuíca
O instrumento semelhante a um tambor é chamado em Angola de pwita. Por volta de 1930, começou a ser utilizado nas baterias das escolas de samba.
9 — Dendê
O nome do óleo de palma tem origem no quimbundo, ndende, e se tornou dendê.
O óleo de dendê é produzido do fruto do dendezeiro, palmeira encontrada no oeste africano. O ingrediente é muito usado na cozinha afro-brasileira.
10 — Dengo
A palavra dengo tem origem banta e significa algo como lamentação infantil, manha ou meiguice.
11 — Fubá
O fubá era base da alimentação dos escravizados brasileiros, tendo origem na língua banta quimbundo.
12 — Macumba
Macumba, originalmente quimb makumba, se referia ao instrumento musical tocado em cerimônias religiosas de raiz africana. Porém, passou a ser o nome de uma religião praticada na primeira metade do século 20, no Rio de Janeiro.
13 — Moleque
Do quimbundo mu’leke, significa filho pequeno ou garoto e era uma forma de chamar os filhos. Com o tempo, ganhou um sentido pejorativo e, antes da abolição da escravidão, era considerado uma grande ofensa chamar crianças brancas de moleques.
14 — Muvuca
Mvúka, de origem banta, significa aglomeração ruidosa de pessoas como forma de lazer ou celebração.
15 — Quitanda
Quitanda é um termo do quimbundo, derivado de kitanda, e é um pequeno comércio onde se vende produtos frescos, como frutas, verduras, legumes, ovos, etc.
Leia também:
- Principais características da cultura afro-brasileira
- 10 Lendas africanas para contar às crianças
- Reinos Africanos (Gana, Mali e Songai)
Comentários estão fechados.