Molho de tomate industrializado: um perigo para sua saúde
A industrialização muda o molho, de forma que o tomate perde seus benefícios, portanto priorize o molho caseiro.
O tomate é um alimento muito importante devido à sua ação antioxidante e às vitaminas que possui. Sendo assim, é uma ótima opção para se ter na sua rotina alimentar. Dessa forma, uma das maneiras de consumi-lo e absorver seus nutrientes é através do molho de tomate, em diversas receitas. No entanto, a versão industrializada não te trará esses benefícios, sendo mais interessante optar pelo molho de tomate caseiro.
Veja também: Alimentos surpreendentemente saudáveis
Pare de consumir molho de tomate industrializado
O molho de tomate é um dos alimentos que mais possui diferenças entre a opção caseira e a enlatada. A versão industrializada é incrementada com inúmeros conservantes, além de ter 24 vezes mais sódio e três vezes mais açúcar, aproximadamente. Em adição a isso, costumam possuir um aromatizante que causa agitação e estresse: o glutamato monossódico. Outro ponto negativo dos molhos industrializados é que estes costumam vir com com o dobro de calorias e gorduras em relação ao molho caseiro.
Diante disso, será muito benéfico para sua saúde fazer essa substituição. De modo geral, produtos industrializados costumam ser priorizados pela praticidade que proporcionam. Entretanto, fazer um molho de tomate caseiro não é muito difícil, havendo diversas receitas bem simples e rápidas disponíveis na internet. Para aumentar a praticidade, você pode preparar o molho em grande quantidade, separá-lo em pequenas porções e congelar. Ao fazer isso, você terá o trabalho de fazer apenas uma vez e terá um molho muito mais saudável disponível para você.
Faça escolhas saudáveis
A escolha de uma opção mais natural não deve ser feita apenas para o tomate. Quanto mais processado for um alimento, menor valor nutricional ele vai ter e maiores são as chances dele fazer mal à sua saúde. Nessa mesma tendência, quanto mais processados são, maiores costumam ser os níveis de sódio e açúcar, duas coisas que quando consumidas em excesso podem trazer doenças como hipertensão e diabetes. Diante disso, os alimentos naturais devem ser priorizados, moderando nos processados e evitando ao máximo os ultraprocessados.
Por fim, uma dica na hora de comprar é checar os rótulos: se encontrar muitos ingredientes que não conhece ou nunca ouviu falar, evite levar para casa. Além disso, tenha atenção com alimentos que são extremamente saborosos ou que vêm em grandes embalagens, estes costumam ser formulados para isso e são, assim, muito processados.
Comentários estão fechados.