Parecer descritivo para o final do ano – Modelos prontos, ideias, frases e dicas
O parecer descritivo é um documento importante para o entendimento do desempenho dos estudantes na escola. Confira alguns exemplos.
O parecer descritivo consiste em um documento que descreve o desempenho do estudante durante um determinado período. No registro, deve conter as qualidades do estudante, assim como os pontos que ainda devem ser trabalhados.
Com o intuito de auxiliar os educadores na produção desses documentos, separamos alguns modelos, que você pode conferir a seguir. Vale destacar que esses papéis costumam estar inseridos no histórico escolar. Logo, é necessário tomar cuidado com termos que geram ambiguidade.
Confira abaixo alguns modelos de parecer descritivo para o final do ano letivo:
Modelo 1
Durante o ano letivo, o (nome do estudante) cumpriu com os objetivos estabelecidos. Sua capacidade de leitura e escrita se ampliou e atualmente, consegue até mesmo formar frases mais longas sem intervenção do professor.
Além disso, tem muita familiaridade com os números, sem dúvidas nas dezenas e ainda demonstra facilidade para lidar com os sinais de adição e subtração.
Nas outras disciplinas, o (nome do estudante) costuma ter muitas curiosidades, principalmente relacionadas aos fatos do passado. Nas disciplinas que envolvem pintura, também se destaca, sendo caprichoso e organizado.
Sua relação com os colegas de classe também é boa. Ele conversa com facilidade e geralmente é escolhido como representante dos grupos em que está incluso.
Modelo 2
O aluno (nome do estudante), durante o ano letivo, aprimorou sua capacidade de leitura e escrita. Atualmente, reconhece bem as letras e já consegue formar frases curtas.
Na área da matemática, ainda tem dificuldades com o sinal de subtração, mas já reconhece bem os números. Nas atividades artísticas, se mostra pouco motivado, preferindo terminar os exercícios de forma rápida, mesmo que com algumas falhas.
O (nome do estudante) permaneceu todo o ano com um mesmo grupo de amigos, mas caso fosse necessário realizar atividades com outros colegas, não teve impedimentos.
Em atividades que envolvem exercícios físicos, não demonstrou muito interesse. Sua preferência permanecia em ler livros ou apenas prestar atenção no que os outros colegas faziam durante a Educação Física.
Modelo 3
O aluno (nome do estudante) não desenvolveu habilidades para convívio escolar neste ano. Quando não conseguia realizar tarefas, ficava nervoso e ainda teve dificuldades para cumprir regras.
Apesar disso, demonstra facilidade com matemática, resolvendo os exercícios com rapidez e ainda interpretando bem os problemas das atividades sugeridas.
Infelizmente, isso não se repete em Língua Portuguesa, já que o estudante não consegue organizar os seus pensamentos na escrita e ainda tem dificuldade em ler em voz alta.
Modelo 4
O aluno (nome do estudante) apresentou o comportamento esperado para a faixa etária. Na sala de aula, tem um bom relacionamento com os colegas, mas acaba iniciando conversas paralelas em momentos de realizar atividades.
O estudante é educado e dedicado, mas no momento de resolver atividades que envolvam números, se encontra nervoso e não consegue responder todos os exercícios.
Nas aulas de interpretação e leitura, também demonstra dificuldade e acaba esquecendo os conteúdos ministrados em sala.
Nos últimos meses, o estudante tem frequentado aulas de reforço e esperamos que assim, sua capacidade de interpretação e raciocínio lógico se ampliem.
Modelo 5
O aluno (nome do estudante) é uma criança criativa, inteligente e caprichosa. Em relação aos outros alunos, se destaca principalmente nas atividades de pintura.
Apesar disso, demonstra dificuldades diante da provocação de outros colegas e nesses momentos, é muito agressivo. Além disso, não gosta de muitos contatos, então permanece isolado em sala.
O (nome do estudante) esquece constantemente de realizar as tarefas propostas para casa e também demonstra cansaço e desânimo, inclusive nos momentos de recreação.
Veja também:
- Relatório individual do aluno na educação infantil (2 anos)
- Relatório individual do aluno na Educação Infantil (4 anos)
- Relatório individual do aluno na educação infantil (5 anos)
- Relatório individual do aluno no 1° ano do ensino fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.